Sexualidade

Sexo no primeiro encontro: veja os prós e contras

Por Redação Doutíssima 01/08/2015

Você nunca tinha saído com a pessoa, mas recebeu um convite para ir até a casa dela. Nesse momento, é comum travar, principalmente em função dos mitos que cercam o sexo no primeiro encontro. São expectativas, frustrações e medos que envolvem não apenas o ato sexual, mas também o dia seguinte.

 

Um estudo da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, tranquiliza quem busca um namoro depois do sexo com “desconhecidos”.

 

A pesquisa feita com mais de 600 adultos determinou que o sexo no primeiro encontro não empata a possibilidade de um relacionamento. Tudo depende da atração física e emocional que envolve os dois.

sexo no primeiro encontro

É importante manter o equilíbrio emocional após o sexo em um primeiro encontro. Foto: iStock, Getty Images

 

Mitos do sexo no primeiro encontro

A pesquisa feita na Universidade Iowa levou em conta questões como o amor pelo parceiro, as expectativas para um futuro relacionamento e o que aconteceria se o namoro chegasse ao fim. Ao final das análises, os cientistas concluíram que o sexo no primeiro encontro não influencia numa boa ou má relação posterior.

 

A comprovação reafirma a importância do posicionamento diante do relacionamento e da aproximação, que pode ocorrer apenas por desejo sexual ou interesses mais profundos. Em geral, a resposta para a investigação é que, antes mesmo da relação, já é possível determinar se o sexo vai ou não ter futuro.

 

Para que não existam dúvidas sobre o momento pós-sexo, o ideal é abrir os pensamentos sobre o outro. Não existem fórmulas certas para se relacionar com alguém. Se existe a vontade e o respeito, o diálogo também deve ter abertura.

 

Não há como determinar certo ou errado para o sexo no primeiro encontro, mas é necessário ter equilíbrio emocional e pouca ou nenhuma expectativa.

 

Independentemente se for homem ou mulher, é fundamental ter honestidade e abertura para determinar os limites. Se um deseja seguir em frente, mas o outro não, é importante expressar as perspectivas futuras e não comprometer o lado emocional. Com ou sem compromisso, o sexo tem que ser bom para os dois.

 

Sexo no primeiro encontro para homens e mulheres

Carinho e preocupação são os sentimentos dominantes do sexo feminino na hora de encontrar alguém pela primeira vez. Por outro lado, controle e determinação moldam o comportamento masculino. Uma pesquisa da Escola de Psicologia no Centro Interdisciplinar de Herzliya, em Israel, detectou as principais emoções de ambos os sexos durante um primeiro encontro.

 

A partir de uma avaliação de outros estudos, a pesquisa israelense descobriu também que as qualidades típicas de gênero influenciam na hora de atrair um parceiro. No caso dos heterossexuais, atitudes que se enquadram no sexo biológico de macho e fêmea afetam a qualidade das relações.

 

Assim, gentileza é motivo de atração para homens, mas não para as mulheres. A pesquisa reuniu aproximadamente 100 heterossexuais e se dividiu em três etapas: emparelhamento com o sexo oposto frente a frente, conversa em bate-papo online e, por último, conversa em chat com apelo sexual.

 

Na Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, as pesquisam seguem o mesmo rumo. Em um estudo, foi descoberto que as mulheres gostam de homens agradáveis, mas isso não basta. Senso de humor também é fundamental. Ou seja, sexo no primeiro encontro pode ou não estragar um relacionamento, mas envolve outras variáveis além do contato físico.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!