Conhecida como um prato tradicional da época natalina, há quem diga que a rabanada tem origem portuguesa, mas outros dizem que tem suas raízes na França. Independente do lugar de origem, saiba que não é preciso esperar até dezembro para provar esse alimento. Com a chegada do frio, é possível preparar uma versão saudável da iguaria.
Em alguns países, a rabanada é conhecida como “french toast” ou “tostada francesa”, embora não na própria França. Em terras francesas, o nome que esse alimento recebe reconhece também um pouco da origem do doce, o reaproveitamento de pão dormido, sendo chamado de “pain perdu”.
Algumas variações no preparo também são encontradas, mas os relatos são bastante antigos. De qualquer forma, a versão portuguesa atual está relacionada a um doce típico na comemoração da Consoada, o dia de troca de presentes da véspera de Natal.
Rabanada clássica
A receita oficial da rabanada, como explica Sarah Winck Almeida, mestre em Nutrição e Alimentos e professora do curso de Gastronomia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, embora deliciosa, é algo que deve ser consumido com moderação.
“É bastante calórica, pois é rica em carboidratos, em função do pão e açúcar, e gordura“, explica. Confira os ingredientes da rabanada tradicional:
Ingredientes:
– Pão branco
– Leite
– Açúcar
– Ovos
– Canela ou cravo da índia
Modo de preparo:
Molhe o pão no leite adoçado com o açúcar. Depois mergulhe-o no ovo cru e frite em imersão. Após fritar, passe o alimento em açúcar e canela e delicie-se.
Rabanada saudável
Se você quer aproveitar o frio, mas não quer conquistar quilos extras, é possível preparar uma receita mais saudável.
De acordo com Sarah, para se obter uma receita saudável desse alimento, deve-se escolher bem os ingredientes utilizados e optar pela melhor forma de cozimento.
Pode-se arriscar em uma versão mais saudável ao utilizar pão integral ao invés de pão branco. O pão integral possui mais fibras, auxilia no funcionamento intestinal e possui índice glicêmico mais baixo, causando sensação de saciedade por mais tempo.
No lugar do leite integral, opte pelo leite desnatado, que possui menos gordura. Além disso, troque o açúcar refinado pelo mascavo, que possui mais vitaminas e minerais.
O demerara é outra opção, pois tem propriedades muito semelhantes ao mascavo e não altera o sabor da preparação.
Para manter a saúde, é possível substituir a fritura pelo assado. Isso possibilitará uma rabanada menos calórica que a clássica, pois só se utilizará gordura para untar a forma antes de levar para assar.
O importante, segundo Sarah, é optar pela utilização de ingredientes que tenham propriedades benéficas para a saúde e escolher métodos que mantenham essas propriedades.
Ingredientes:
– Pão integral
– Leite desnatado
– Açúcar mascavo
– Ovos
– Canela ou cravo da índia
Modo de preparo:
Molhe o pão no leite desnatado – previamente adoçado com o açúcar -, depois mergulhe-o no ovo cru. Unte uma forma com margarina e coloque o pão para assar no forno. Polvilhe canela e desfrute do doce.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!