Relacionamento

Fotos românticas nas redes sociais: veja qual a dose correta

Por Redação Doutíssima 19/08/2015

Muitas pessoas compartilham quase tudo sobre suas vidas em redes sociais. Fotos românticas estão entre as publicações favoritas, afinal, o relacionamento vai bem e o mundo precisa saber disso. No entanto, estudos indicam que muita demonstração de afeto, às vezes, indica problemas de autoestima e que as redes sociais podem não ser tão benéficas para os casais.

 

As pessoas que usam o Facebook mais do que uma vez por dia são mais propensas a conflitos de relacionamento decorrentes de mídia social, de acordo com um novo estudo publicado no Journal of Cyberpsychology, Behavior e Social Networking.

fotos romanticas

Exposição excessiva do relacionamento em redes sociais pode causar conflitos. Foto: iStock, Getty Images

 

Excesso de fotos românticas e autoestima

Um estudo revelou que as atualizações de status de pessoas no Facebook são capazes de revelar muito sobre seus traços de personalidade, inclusive o fato de que aquelas com baixa autoestima postam mais coisas sobre seu atual parceiro romântico.

O estudo publicado na revista Personality and Individual Differences é um dos primeiros a olhar para o que realmente motiva pessoas a escreverem e como a resposta que recebem as afeta.

 

Os psicólogos da Universidade de Brunel, na Inglaterra, pesquisaram usuários do Facebook para examinar os traços de personalidade e os motivos que influenciam os temas que eles escolhem para escrever sobre em suas atualizações de status.

Os dados foram coletados a partir de 555 usuários da rede, que completaram pesquisas on-line. Os resultados mostraram que pessoas com baixa autoestima postam com mais frequência sobre seu atual parceiro romântico.

 

E se o seu parceiro está publicando muitas fotos românticas suas ou em que vocês estão juntos? Um estudo realizado pelo Albright College descobriu que pessoas neuróticas são mais propensas a usar o Facebook para monitorar seu parceiro e para vangloriar-se sobre seu relacionamento do que outras.

A rede social é um meio para que ela reduza seus medos de rejeição e ansiedade dentro do relacionamento.

 

Como não exagerar nas fotos românticas

As redes sociais são locais para compartilhar grandes momentos na vida, mas especialistas alertam para não exagerar. Muitas vezes, os indivíduos preferem apresentar-se de forma diferente on-line e por isso, é melhor pensar sobre o que postar e o que não postar.

 

Por exemplo, você pode querer postar uma foto com um beijo apaixonado, mas seu parceiro talvez veja redes sociais como ferramentas de negócios – e a foto é capaz de ser embaraçosa para ele. Por isso, não marque seu amor em fotos românticas, exceto se ele concordar com isso.

 

Algumas regras de etiqueta também são fundamentais para casais que mantêm perfis em redes sociais.  As pessoas devem dar ao outro algum espaço para respirar, por isso é importante manter perfis separados e evitar obsessão sobre o que eles estão fazendo durante o dia – não fique verificando seu paradeiro no Foursquare.

 

Mesmo com as mídias sociais, é importante manter a “individuação saudável”, conforme especialistas sugerem. Se você pretende mencionar outra pessoa – em fotos românticas ou publicações -, pergunte antes de postar.

 

E lembre-se constantemente: as redes sociais são públicas e não são o local para compartilhar informações íntimas. Da mesma forma, evite lavar a “roupas suja” do relacionamento no Facebook e no Twitter, e tenha em mente que o que acontece no virtual pode influenciar sua vida fora da tela do computador.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!