Moda

Saiba como combinar e usar a tendência do xadrez Vichy

Por Redação Doutíssima 08/09/2015

Clássico e com um charme francês retrô incomparável, o xadrez Vichy volta a entrar nos holofotes da moda. A estampa tem como base as cores preto e branco, que sempre estão presentes na composição. Em vestidos, camisetas e shortinhos, a tendência foi hit nos anos 50 e 60, especialmente no visual das pin-ups.

O termo “Vichy” está relacionado à cidade francesa de origem da estampa, cujo nome é o mesmo. Mas o xadrez estourou mesmo quando a atriz Brigitte Bardot usou e abusou da elegante tendência no filme “E Deus Criou a Mulher” (1956). Assim, a padronagem tomou conta do universo feminino.

xadrez Vichy - doutssima - iStock

Xadrez volta a figurar como estampa cool nas passarelas e também nas ruas. Foto: iStock, Getty Images

 

Xadrez Vicky: como usar?

O xadrez Vichy perdeu um pouco do status fashion ao longo dos anos e ficou conhecido, até mesmo, como a “estampa da toalha de piquinique”. Mas estilistas como Diane Von Furstenberg, Michael Kors e Oscar de la Renta não abriram mão da padronagem. Eles a trouxeram de volta ao cenário da moda, através de uma releitura mais atual.

Dessa forma, o tradicional xadrez Vichy quadradinho ressurgiu em saias midi, top croppeds, sobretudos, camisas e até conjuntos. Na paleta de cores, preto e branco, rosa claro e azul bebê foram os destaques. Para dar um toque contemporâneo à produção, a estampa apareceu mesclada com rendas, bordados ou até mesmo em um mix com florais.

Para a mulher do século XXI, o xadrez Vichy contribui para a criação de um estilo lady like. Em outras palavras, vale a pena investir na padronagem na composição de um visual polido e feminino. O ideal é usar a estampa com acessórios e peças contemporâneas. Uma boa opção é apostar em um vestido ou saia xadrez, com um cinto grande.

O look xadrez também pode ser ideal para o ambiente de trabalho. Ele cria um contraponto na medida certa entre o formal e o informal. Neste caso, a opção é usar a padronagem em camisas sociais, nas tonalidades mais discretas. Elas também caem bem com calças jeans e saias.

Nos pés, rasteirinhas, scarpins ou plataformas garantem um toque contemporâneo à produção com a estampa Vichy. Mas nada impede, caso esse seja o seu desejo, de investir na padronagem para a criação de um visual bem no estilo pin-up. Para isso, use e abuse das saias godê, camisas amarradas e lacinhos na cabeça.

Cuidados ao usar xadrez Vicky

O principal cuidado que se deve ter em mente ao usar a estampa Vichy é a ocasião em questão. Especialmente porque, de acordo com o dress code, é preciso ter bom senso para que o look não fique caricato demais, no estilo Dolly Parton.

Para isso, a dica é se inspirar nas composições fashionistas com a estampa. Para um look mais tradicional, prefira combinar com acessórios neutros e alguma peça de vestimenta branca. Ainda na linha formal, o ideal seria usar uma camisa Vichy em preto e branco, com uma saia lápis e um salto alto. Essa foi a escolha da cantora Taylor Swift.

Quem deseja usar o xadrez numa linha fashion, sem perder o estilo, deve sempre investir na estampa mesclada com itens de vestuário moderninhos: jaquetas jeans, blazers mais acinturados ou cardigãs. Assim, o visual fica bem equilibrado.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!