Moda

Calça cintura alta: saiba como usar a peça no dia a dia

Por Redação Doutíssima 28/09/2015

As roupas dos anos 70 e 80 estão retornando ao cenário fashion, através de uma releitura contemporânea e estilosa. É por isso que a calça cintura alta pode – e deve – estar presente nos looks atuais. A peça promete bombar no visual das mulheres ligadas em moda nesta estação.

As jeans de cintura alta são populares há anos, mas ganham força especialmente agora, com o aumento da popularidade das roupas vintage. “A cintura alta surgiu na moda na década de 40 e chamou atenção nos anos 60, quando Marylin desfilou o modelo no filme Os Desajustados, relembra a consultora de estilo e imagem, Barbara Barroso.

Conforme destaca a especialista, nos anos 70 a calça jeans de cintura alta ganhou a versão flare, que era justa na parte de cima e começava a abrir abaixo do joelho, formando a característica barra da boca de sino. “Mas foi nos anos 80 que a cintura alta reinou com diferentes lavagens, tecidos e estilos”, diz.

calca cintura alta shutterstock doutissima

É necessário ter alguns cuidados ao incluir a calça cintura alta no visual. Foto: Shutterstock

 

Calça cintura alta: como usar?

Ainda que a calça cintura alta tenha reconquistado seu status fashion, é necessário ter alguns cuidados ao incluir a peça no visual. “Escolha um modelo que combine com seu estilo pessoal e com seu formato de corpo. A cintura alta pode estar presente em modelagens skinny, boca de cinto, boyfriend e várias outras”, salienta Barbara.

É preciso ter em mente que a calça deve valorizar o seu tipo físico. “Se você tem um formato de corpo triangular, ou seja, com maior volume no quadril, a dica é optar por uma flare de cintura alta”, sugere Barbara. Depois de definir a escolha da peça, é possível investir em combinações variadas.

“Uma boa dica é usar a cintura alta com top croppeds – inclusive os de sweater -, blazers, camisas sociais ou um casaquinho, para um look jovial e moderno. A peça também pode ser usada com uma regata básica e um cardigã grosso e volumoso”, opina a consultora.

Conforme aponta Barbara, as camisetas listradas, com influência navy, também caem bem com a calça, especialmente os modelos jeans. Para um look casual, a dica é usar a boyfriend de cintura alta, com camiseta, jaqueta e tênis. As mais ousadas podem, ainda, investir em um quimono, para dar uma vibe boho à produção.

Já para um visual que siga na linha esportiva, uma opção é usar a calça cintura alta com uma camiseta branca e um cinto fino. Ou, também, com uma camiseta gráfica. “Uma blusa e um maxicolar deixam o look mais contemporâneo e sofisticado”, acrescenta.

Dicas para arrasar com cintura alta

O truque para acertar no uso da calça de cintura alta, além de escolher uma modelagem que valorize o seu corpo, é saber criar uma produção equilibrada. Confira, abaixo algumas dicas da consultora Barbara para valorizar o seu look:

1. As calças de cintura alta podem ser usadas com os mais diversos acessórios. Os cintos também devem ser incluídos no look: os mais finos costumam funcionar melhor.

2. Quase todos os sapatos caem bem com a cintura alta. Nos modelos com barra maior, botas e anabelas são as melhores opções.

3. Nas calças skinny, sapatilhas, tênis, ankle boots e sapatos de salto alto são as melhores alternativas.


Sites parceiros