Moda

Cintos masculinos: tire suas dúvidas para acertar no visual

Por Redação Doutíssima 22/04/2015

Os cintos masculinos são uma boa alternativa para incrementar o vestuário. Homens que optam por um visual básico podem utilizar o acessório para garantir que a aparência não fique despojada demais. Há várias opções de cintos disponíveis e seu uso deve variar dependendo da ocasião.

 

Diferentes cores, estampas e materiais de composição podem ser encontrados nos cintos masculinos. O mais importante na hora de definir o visual é escolher uma peça confortável, de tamanho correto e que esteja adequada ao momento: existem acessórios mais propícios ao trabalho e outros para festas, por exemplo.

cintos masculinos

Os cintos podem ser usados para deixar a aparência masculina com mais estilo. Foto: iStock, Getty Images

Saiba como usar cintos masculinos

Na hora de comprar um cinto masculino, é preciso ter em mente onde irá usá-lo. Confira, abaixo, quais são os modelos mais indicados de acordo com a ocasião:

1. Cinto de Couro

Essa pode ser uma opção adaptável tanto para eventos sociais, quanto para momentos casuais. O cinto de couro com fivela de metal prateada ou dourada compõe um visual mais clássico, ideal para eventos formais. Fica bem com camisa social e terno.

Mas há também opções de cintos masculinos de couro, ou camurça, que podem ser adaptadas ao dia a dia ou para um jantar, por exemplo. Eles combinam com calça jeans, trazendo um apelo mais rústico à aparência.

2. Cinto de Lona

A principal vantagem do cinto de lona é sua versatilidade: ele cai bem com qualquer vestimenta casual. Esse cinto masculino tem como característica principal o fato de ser transpassado em argolas de metal. Por isso, não precisa ser preso em furinhos.

Há muitas versões listradas dos cintos de lona, mesclando cores como azul e vermelho e branco e laranja. Ainda assim, não é necessário apostar nas cores chamativas. Se esse não for o seu estilo, ainda há opções com tons sóbrios, como cinza, preto e bege.

3. Cinto de Cordão

Feito com cadarço de algodão, esse modelo  de cinto masculino geralmente é trançado. Ele é ideal para compor um visual com aquela “pegada de fim de semana”, mesclando o acessório com bermudas e camisas.

A proposta do cinto de cordão é justamente contribuir para uma aparência mais descontraída, despojada. Assim, a peça pode apresentar cores fortes, chamativas e coloridas. Mas isso não é regra: os nudes e neutros ainda são opções, tudo depende do gosto da pessoa.

cintos-masculinos

Cintos de lona tem como principal vantagem a sua versatilidade. Foto: Shutterstock

Cintos masculinos: cuidados para não errar

De acordo com uma pesquisa de 2012 realizada pela Mintel, 25% dos homens – 40% dos jovens – disseram que se vestiriam com mais estilo se soubessem como fazer isso.

Por isso, pense nos cintos masculinos como acessórios que definirão seu estilo. Assim, para não errar, lembre que “menos é mais” e tente não misturar: mesclar cinto de couro social com jeans despojado é um erro, por exemplo. A regra vale também no sentido oposto: investir em um cinto casual de cordão ou lona com traje social prejudica a aparência.

É essencial, também, experimentar o cinto antes de comprar, ver se ele fica bem adequado ao seu corpo. Pense sobre qual camisa, blusa, calça, bermuda ou traje você pretende usar com ele.

Tente avaliar se cairá bem com o comprimento das peças de roupa. Assim, os cintos masculinos servirão não somente para segurar as calças, mas também para garantir um visual estiloso.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!