Independente do estilo da cerimônia, discreta ou elegante, ter o casamento do ano representa um sonho para os noivos que estão prestes a oficializar sua união. Mas para garantir um evento tranquilo e sem estresse, como deve ser, é necessário fazer um bom planejamento.
Lembre-se de que o casamento é um evento especial e marcante. Por isso, exige dedicação na organização. Os preparativos não devem começar de uma hora para outra, para evitar decisões impensadas. Assim, pelo menos um ano antes do grande dia, já é necessário definir algumas demandas.
Dicas para organizar o casamento do ano
Se você não sabe nem por onde começar em relação ao planejamento do seu casamento, vale a pena seguir algumas orientações. Veja algumas etapas importantes em ordem cronológica, indispensáveis para quem deseja realizar o casamento do ano:
Um ano antes
A primeira etapa da organização do evento é definir qual será o estilo dele. Será uma festa tradicional, com cerimônia na igreja? Ou ao ar livre, com alguma temática específica? Lembre-se de que essa escolha precisa estar alinhada, também, com o estilo dos noivos.
Segundo passo: definir o quanto vocês podem e desejam gastar com a cerimônia. É muito importante ter um orçamento, especialmente para não extrapolar nas despesas. A partir dessa decisão, é importante começar a pesquisar locais para a realização do evento. Visite os lugares desejados e verifique as vantagens e desvantagens.
Escolhido o local, é preciso definir a data do casamento. Isso depende muito da preferência do casal e da disponibilidade do local. Mas vale considerar fatores climáticos, como a estação para a realização da cerimônia, especialmente se o ambiente for ao ar livre.
Oito meses antes
Hora de começar a pensar nos detalhes. Faça uma lista dos fornecedores que deseja contratar para o casamento: fotógrafos, músicos, buffets, floristas, cabeleireiros. Se for necessário, solicite auxílio também com alguma consultoria de casamentos para a organização.
Comece, também, a pensar na lista de convidados. Considere a escolha dos padrinhos, pajens e damas de honra. Dedique uma atenção especial ao planejamento da lua de mel. E não é cedo para iniciar a busca por um vestido de noiva.
Seis meses antes
Neste período, já estenda o convite do casamento aos padrinhos e envie o save the date aos demais convidados. Tome a decisão sobre o cardápio e as bebidas da festa e contrate o serviço. Defina como será a questão do vestido: qual estilista ficará responsável ou onde você vai comprar ou alugar o modelo.
Cinco meses antes
Contrate todos os serviços necessários para a festa: decoração, DJ, floristas, fotógrafos e todos os profissionais que vão fazer parte do grande dia. Defina, também, o estilo dos convites para enviar aos convidados e encaminhe para fabricação. Verifique o traje do noivo para a cerimônia.
Confira os detalhes cruciais para o grande dia
Nos três meses que antecedem o casamento, é a hora de fazer os testes para garantir que tudo sairá perfeito no grande dia. Prova do buffet, teste de cabelo e maquiagem e confirmação de todos os serviços contratados. Dois meses antes do evento, faça a entrega dos convites.
Nos dias que antecedem o casamento, busque relaxar. Faça um spa e um dia de beleza, com direito a massagem corporal, aparo das sobrancelhas, sauna e hidratação capilar. Assim, você estará leve e pronta para aproveitar um dos dias mais marcantes da sua vida.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!