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Técnicas de relaxamento para depois de um dia estressante

Por Redação Doutíssima 28/02/2015

Há quem acredite que entre as técnicas de relaxamento depois de um dia estressante, jogar-se em frente à tv ou computador pode resolver. Engano. Estes equipamentos só o deixarão ainda mais excitado, vão manter a cabeça funcionando e, nem de longe, você estará relaxando.  O resultado, no dia seguinte, será mais cansaço.

 

Então, aproveite as dicas abaixo que, efetivamente são técnicas de relaxamento. Você sentirá as energias recarregadas e logo essa prática se tornará um excelente hábito, contribuindo para o aumento da qualidade de vida e disposição para as tarefas diárias.

 

tecnicas de relaxamento

Esqueça sofá e TV, relaxe com práticas para real descanso do corpo e da mente. Foto: iStock, Getty Images

Aprendendo técnicas de relaxamento

 

Se você teve um dia difícil e ainda não conseguiu desligar a sua mente, veja quais são as técnicas de relaxamento que podem te ajudar a viver melhor.

1. Meditação

 

Esta é ainda uma das melhores técnicas de relaxamento. A meditação é um bom caminho para aliviar o estresse e relaxar os músculos. Você pode meditar um pouco antes de ir para a cama e garantir que o seu corpo está completamente relaxado, ou pela manhã para começar o dia com uma atitude positiva.

Esta é uma das técnicas de relaxamento que você pode fazer todos os dias, por apenas 15 minutos. Tudo que você precisa é um par de fones de ouvido e um MP3 player. Em seguida, escolha uma música tranquila ou sons da natureza, sente-se confortavelmente, feche os olhos.

Você pode “entrar” na trilha sonora, repetir mantras, se concentrar em tornar-se mais relaxado, ou simplesmente não fazer nada e aproveitar o momento.

2. Alongamento

 

Quando estamos estressados, nosso corpo entra em estado de alerta, tensionando nossos músculos, o que os torna mais rígidos. Com isso, logo percebemos que é impossível relaxar, já que nossa musculatura pode ficar totalmente enrijecida.

Fazer alongamentos é uma das técnicas de relaxamento que realmente resolvem esse problema e por isso deve ser incluída em sua rotina.

Você pode alongar o seu corpo assim que chegar em casa, não esquecendo de nenhum grupo muscular, ou até mesmo fazer isso em meio ao expediente apenas levantando da cadeira, alongando os braços, as pernas e o pescoço. Faça isso parte de sua rotina e logo você vai sentir o efeito positivo em seu bem-estar.

3. Respiração

 

A nossa respiração é fonte de vida, mas nem sempre respiramos da maneira adequada. Normalmente, quando você está estressado, sua respiração é superficial e rápida, causando ainda mais tensão nos músculos.

Você pode desenvolver uma respiração muito mais profunda, que vai relaxar os seus músculos. Não se preocupe com a inspiração, já que seu corpo vai cuidar disso. Concentre-se na expiração lenta por 10 a 20 respirações, e sinta a tensão se dissipar a partir de seus músculos.

Faça uma das melhores técnicas de relaxamento enquanto está alongando. Ao expirar, visualize a tensão deixando o seu corpo. A respiração profunda é algo natural e você pode fazer a qualquer momento do dia.

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