Você já provou a chipa? Com origem paraguaia, o biscoito semelhante ao pão de queijo não é muito comum no Brasil, sendo encontrado mais facilmente no Mato Grosso do Sul. Com formato que lembra uma ferradura, possui consistência e sabor próprio, que conquistam cada vez mais o paladar brasileiro.
Para conhecer mais e experimentar essa iguaria, que tal prepará-la em casa? Além de ser fácil e rápida de fazer, a receita agrada todo mundo, desde crianças até adultos.
Conheça a origem da chipa
Também chamada de pão paraguaio, a chipa é um salgado feito a base de polvilho e queijo. No Brasil, é mais comum no Mato Grosso do Sul, estado que recebeu muitos imigrantes do país vizinho na época da Guerra do Paraguai. A tradição da culinária permaneceu e até hoje conquista quem passa pela região e prova o biscoito.
Apesar de lembrar o pão de queijo e ser composto por quase os mesmos ingredientes, a chipa leva ainda mais queijo e tem o modo de preparo um pouco diferente. Além disso, o formato não é uma bolinha, mas sim uma ferradura.
Existem diferentes versões de chipa, que combinam muito bem com um café e são ótimas opções de lanche da tarde. O biscoito pode ser acompanhado também por doces, como geleias e goiabada, dando um toque especial para o sabor.
Como preparar a chipa
Ficou interessado? Então confira uma maneira prática e rápida de preparar a receita na sua casa. É aposta certa para a família inteira.
Ingredientes
500g de polvilho doce
3 xícaras de chá de queijo meia-cura ralado fino
1 colher de chá de sal
100g de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos
1 xícara de chá de leite
Modo de preparo
Em um recipiente, misture com as mãos o polvilho doce, o queijo meia-cura e o sal. Junte a manteiga, os ovos e amasse até formar uma farofa grossa. Adicione metade do leite e amasse novamente. Vá acrescentando o restante aos poucos e trabalhe a massa até que desgrude dos dedos.
Caso passe do ponto e fique muito mole, junte mais um pouco de polvilho. Experimente também o sal e, se necessário, acrescente uma pitada a mais.
Separe um pedaço de massa do tamanho de uma bola de pingue-pongue. Faça uma bolinha com as mãos e, em seguida, enrole sobre uma bancada limpa, até formar um rolinho de cerca de um centímetro e meio de espessura, dando o formato de ferradura. Repita o processo com toda a massa.
Forre duas assadeiras retangulares grandes com papel manteiga e transfira as massas para elas. Leve ao forno preaquecido a 200ºC e deixe assar por 15 minutos ou até dourar. Sirva a seguir.
E aí, o que você achou desta receita? Deixe um comentário. E não se esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!