Não se sabe exatamente desde quando existe a fé, mas o ser humano sempre teve confiança e acreditou nas próprias superações. Dogmas, rituais e religiões surgiram com a finalidade de explorar uma conexão entre o ser e o divino, algo superior que regesse o universo. O poder da oração seria a maneira de estabelecer esse contato.
No entanto, o embate entre ciência e religião faz com que diversos estudos médicos e científicos tentem descreditar a fé. Entre novas pesquisas, porém, parece que a força da crença em algo superior vem motivando as pessoas doentes no processo de cura.
O poder da oração comprovado
Uma pesquisa divulgada pela Southern Medical Association, nos Estados Unidos, mostrou que quando pacientes sabem que estão rezando por eles, apresentam melhoras no seu quadro. O estudo foi realizado com pessoas que possuíam artrite reumatoide.
No entanto, um fato curioso ocorreu no processo investigativo: a melhora ocorria com as orações presenciais e não à distância. Como resultado desse experimento, os cientistas acreditam que o fator mental pode estar diretamente ligado com o poder da oração.
Em parceria, a Santa Casa de Porto Alegre e a Universidade Duke, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo uma pesquisa para descobrir os benefícios que a fé traz para o organismo humano. Para isso, eles investigarão se pacientes espiritualizados, de alguma forma, respondem melhor ao tratamento de ponte safena.
A pesquisa parte de hipóteses já levantadas em outros estudos, de que inflamações e sequelas pós-operatórias são menores em quem segue alguma religião e conhece o poder da oração.
Desfrute o poder da oração
Não há um lugar específico para conhecer o poder da oração, nem é necessário ir até a igreja ou ao templo para rezar. O contato consigo mesmo e com o alto é feito como na meditação, bastando concentração e elevação mental. Confira algumas dicas que podem ajudar.
Tudo sob controle
Segundo um estudo da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, pessoas que costumam orar conseguem controlar emoções negativas e gerenciar as situações difíceis do cotidiano mais facilmente. O levantamento feito pelos pesquisadores aponta que, aproximadamente, 75% dos estadunidenses oram pelo menos uma vez ao dia.
Auxílio à cura
Estudos publicados pelo Western Journal of Medicine, do Reino Unido, comprovaram que o poder da oração pode auxiliar pacientes com AIDS. De acordo com a pesquisa, os doentes que recebiam orações (mesmo sem saber que estavam sendo feitas para eles) demonstraram maior progresso nos tratamentos.
Cérebro sempre ativo
Acreditar num plano espiritual ou na sobrevivência da alma muda a frequência cerebral. Quem descobriu isso foi um grupo de cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. De acordo com a pesquisa, feita através de exames de neuroimagem, o cérebro tem seus circuitos neurais alterados quando pensamos em Deus.
Quanto mais se pensa em Deus, mais o cérebro vai se modificando. Os pesquisadores avaliaram como a fé impacta regiões relativas à emoção e ao comportamento, influenciando também a nossa conduta social. Assim, por meio da oração, o sujeito também se tornaria menos individualista.
E aí, gostou das dicas? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!