A poluição sonora é uma companheira da vida moderna. Somada a outros tantos fatores que compõem a rotina, ela colabora para o estresse e a ansiedade. É por isso que ficar em silêncio, mesmo que seja por apenas alguns minutos, pode ajudar a relaxar. Vale se inspirar em filosofias já famosas no mundo todo.
Filosofias que praticam o silêncio
Não se sabe quando e onde surgiu o Dia do Silêncio, comemorado em 7 de abril, mas a data é uma forma de fugir do comum e apenas apreciar o poder da ausência de qualquer som. São várias as correntes filosóficas e científicas relatam a importância de atos como esse.
O silêncio pode ser uma ótima fonte de energia, levando as pessoas a pensar antes de agir e a desacelerar a mente. Além disso, é capaz de oferecer um relaxamento mais profundo. Ele também é apontado como um componente essencial para o caminho da espiritualidade.
Para muitas religiões e crenças, inclusive, a negação oferece foco espiritual. Tanto que no cristianismo, por exemplo, algumas ordens indicam que monges façam votos de silêncio. Já outros, como os trapistas, falam apenas quando é considerado necessário.
Aqui no Brasil, o guru Sri Prem Baba defende o silêncio como forma de autoconhecimento. Por isso, ele regularmente promove retiros silenciosos que prometem fortalecimento espiritual e uma oportunidade de conhecer melhor a si mesmo.
Ficar em silêncio faz bem para a mente
Não é apenas no campo da espiritualidade que a quietude é chave. Ficar em silêncio pode ter grandes benefícios para sua saúde mental, já que é capaz de ajudar no desenvolvimento cerebral. É o que indica um estudo publicado na revista Rain, Structure and Function.
Foram utilizados diferentes tipos de ruídos e silêncio. Enquanto isso, eram monitorados os efeitos sobre os cérebros de ratos. Os cientistas descobriram que quando eles foram expostos a duas horas de silêncio por dia desenvolveram novas células do hipocampo.
O hipocampo é uma região do cérebro associada à memória, emoção e aprendizagem. Já um estudo da Universidade de Columbia, dos Estados Unidos, mostrou que a meditação silenciosa é capaz de melhorar a capacidade de concentração dos profissionais.
Mas o efeito mais benéfico ainda parece ser a redução do estresse. Uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Psychology mostrou que ficar em silêncio por algum tempo, mesmo uma vez por dia, pode ter efeitos significativos sobre o bem-estar.
Que tal aproveitar a data e testar? Desligue a TV, o celular e fique longe de qualquer ruído Contemple apenas seus pensamentos e veja como você pode melhorar o seu humor apenas relaxando em silêncio.
Faça o teste e depois conte para a gente como foi o resultado. Também aproveite para compartilhar o artigo com os seus amigos.