Dica do Nutricionista

Clara de ovo emagrece e oferece outros benefícios. Conheça!

Por Redação Doutíssima 12/07/2014

O ovo é um alimento que gera muita polêmica. Para algumas pessoas, o ovo pode aumentar o colesterol e, para outras, ele pode ajudar no processo de perda de peso. Mas o que se sabe é que a clara de ovo emagrece e, além disso, possui inúmeros benefícios para a saúde.

Clara de ovo emagrece realmente

Como a clara de ovo emagrece, ela é muito usada na alimentação dos atletas, ajudando também na reposição de proteína, tão necessária para fortalecer os músculos. Conheça um pouco mais sobre a clara de ovo.

clara-de-ovo-emagrece

Clara de ovo emagrece, pois não contém gordura e poucos carboidratos e açúcar. Foto: Shutterstock

Clara de ovo emagrece por ter poucas calorias

Quem faz dieta sabe: comer ovo e principalmente a clara de ovo emagrece. Isso porque uma clara possui apenas 17 calorias. A clara de ovo emagrece também, pois não contém gordura, menos de 1 grama de carboidratos e açúcar, mas possui cerca de 3,5 g de proteína. Já a gema do ovo tem 55 calorias e 4,5 g de gordura, além de 185 miligramas de colesterol e apenas 2,7 g de proteína.

Com isso, não existe dúvida de como a clara de ovo emagrece. A melhor forma de consumir é através de uma receita de omelete de claras, e então, devem ser escolhidos legumes e verduras que também possuam baixar calorias. Com isso, é possível ter uma refeição nutritiva por apenas 150 calorias. Não é o máximo?

Mão não é só isso. Além de ter pouquíssimas calorias, a clara de ovo emagrece, pois dá uma sensação de maior saciedade. Isso porque ela é rica em proteína, o que auxilia na perda de peso, pois propicia uma sensação de saciedade, o que leva a consumir menos calorias.

Clara de ovo emagrece e faz bem aos músculos

O grande segredo da clara de ovo é a presença em sua composição de uma proteína chamada albumina. Esta proteína, encontrada em cerca de 80% da clara de ovo, é importante para o desenvolvimento muscular. Assim, a clara de ovo emagrece e ainda faz bem aos músculos.

Com alto valor biológico, a albumina oferece ao corpo aminoácidos essenciais, os quais ele não consegue produzir sozinho. Isso faz com que a albumina auxilie na construção de uma massa magra, principalmente em atletas ou pessoas que praticam atividade física regularmente e mantêm uma dieta saudável.

Além de consumir albumina in natura, através da clara de ovo, é possível encontrar suplementos industrializados com essa proteína. Estes suplementos ainda são enriquecidos com propriedades antioxidantes, com vitaminas E, C, A.

Clara de ovo emagrece e é aliada da beleza

Um dos benefícios que quase ninguém conhece, já que todo mundo busca este alimento porque a clara de ovo emagrece, é o seu efeito na pele. A clara de ovo possui colágeno, uma substância que é responsável pela firmeza da pele. Além disso, a albumina tem um alto pode cicatrizante e tensor da pele. Com isso, máscaras feitas com clara de ovo podem proporcionar uma pele mais macia e mais firme.

Assim como a albumina, a clara de ovo possui outras substâncias que podem ajudar na saúde da pele. Com propriedade antioxidante, este alimento pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce, além de ajuda a fechar os poros dilatados.

Como consumir a clara de ovo

Se você está convencido que a clara de ovo emagrece e pode fazer maravilhas para a sua saúde, saiba que, como tudo que envolve alimentação, ela deve ser consumida com moderação. Assim como acontece com outras proteínas, o consumo excessivo de clara de ovo pode provocar o desenvolvimento de problemas renais e hepáticos.

Aprenda a preparar uma receita de omelete de clara de ovo:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Alimentos funcionais previnem doenças. Entenda como aproveitar seus benefícios

Alimentos funcionais: eles já fazem parte do seu cardápio, mas você saberia identificá-los?

Por uma vida mais tranquila: conheça os alimentos funcionais que ajudam a combater a ansiedade

Nutracêuticos são drogas ou alimentos? Conheça seus benefícios

O que devo comer? Cardápio à base de 3 grupos de alimentos é essencial para manter a saúde

Fruta noni pode fazer milagres por sua saúde e seu corpo. Confira!

O colesterol é bom ou ruim? Tire todas as suas dúvidas já!

Tudo sobre o colesterol: saiba com o que você deve se preocupar

Alimentos e hábitos simples que ajudam a baixar o colesterol ruim

Atenção às causas do colesterol alto! Saiba agora que hábitos de vida você precisa mudar