Pele

Dicas importantes na hora de escolher produtos para limpeza de pele

Por Redação Doutíssima 16/07/2014

Durante o dia a dia acumulamos sobre a nossa pele muita sujeira, como poluição e resíduos de maquiagem. Isso normalmente não é visível, já que atinge os nossos poros, mas logo percebemos a nossa pele manchada, oleosa ou com cravos e espinhas. Limpar diariamente a pele é fundamental para a saúde da cútis. Os produtos para limpeza de pele são excelentes auxiliares na manuteção de uma pele limpa e saudável.

 

 

 

limpeza de pele

A beleza da sua sua pele depende de cuidados especiais

 

Escolha produtos para limpeza de pele adequados

 

Fazer uma higienização profunda na cútis é importante. Para isso, muitas clínicas estéticas oferecem esse serviço, mas também é possível fazer em casa procurando utilizar os produtos para limpeza de pele corretos. Os produtos para limpeza de pele irão variar conforme o seu tipo de pele. Outro fator é a estação do ano, já que durante o inverno a pele pode ficar mais seca e sensível e no verão a pele tende a ficar mais oleosa. Antes de gastar dinheiro com produtos que não irão garantir o resultado esperado e, além disso, prejudicar a sua pele, veja o que pode ser usado em cada tipo de pele.

 

 

produtos limpeza de pele

Escolha o produto de acordo com o tipo da sua pele

 

Produtos para limpeza de pele seca

 

A pele seca geralmente é mais sensível, por isso, escolher produtos para limpeza de pele sem álcool é fundamental. Geralmente é uma pele mais madura, então é possível associar agentes de limpeza com agentes renovadores celulares. O ácido glicólico, por exemplo, promove a renovação das células e hidrata, o que é fundamental para quem tem pele seca. O uso de produtos com vitamina C potencializa o efeito.

 

 

Produtos para limpeza de pele oleosa

 

A pele oleosa possui muitos casos de acne. Por isso, é possível usar produtos para limpeza de pele que tenham agentes antibióticos e adstringentes para amenizar o problema. Como a pele oleosa precisa de uma limpeza mais profunda, produtos com ácido salicílico e mentol pode ajudar a fechar os poros e, assim, diminuir a oleosidade da pele.

 

pele oleosa

A pele oleosa também precisa ser hidratada

 

 

Produtos para limpeza de pele mista

 

Pode não parecer, mas este tipo de pele é o que precisa de mais cuidados, já que, com o uso de produtos para limpeza de pele errados, podem tanto ficarem ressecadas ou oleosas demais. Pessoas com pele mista devem procurar produtos para limpeza de pele semelhantes ao da pele seca, mas em concentrações mais baixa.

 

 

creme perfeito

Escolha sempre o creme que tenha as características da sua pele

 

Leve em consideração outros fatores

 

Além da escolha de produtos para limpeza de pele específicos para cada tipo, outros fatores também deverão ser levados em conta. Por exemplo, existem produtos para limpeza de pele para homens e mulheres. No mercado estético ainda é possível encontrar produtos de limpeza de pele específicos para todos os problemas de pele, como acne. Nestes casos, é imprescindível procurar um dermatologista para fazer essa escolha.

 

Limpeza da pele em 3 passos

 

Você não precisa ter vários produtos para limpeza de pele. Limpar a pele é, na verdade, uma tarefa dividida em três passos simples: limpar, tonificar e hidratar. Para a limpeza,utilize um bom esfoliante e um sabonete específico para cada tipo de pele. Já na etapa de tonificar, um tônico ou loção adstringente, no caso das peles oleosas. Já para finalizar, um hidratante promove a proteção da pele contra os agentes externos.

 

Limpeza de pele caseira

 

Quando o assunto é pele todo mundo tem uma receitinha caseira. Mas é importante ter cuidado na hora de escolher os produtos naturais para não causar marcas e manchas na sua cútis. Para manter a sua cútis do rosto limpa e bem cuidada, lave com sabonete neutro ou específico para o seu tipo de pele. Depois, faça um creme misturando duas colheres de mel e uma colher de açúcar cristal. Massageie suavemente por todo o rosto, promovendo uma suave esfoliação. 

 

limpeza de pele

O uso de água quente ou muito fria deve ser evitada para manter a hidratação da pele

 

Dicas para manter a pele limpa e saudável

 

Limpeza: é recomendado lavar a pele do rosto duas vezes por dia. As peles secas devem ser lavadas com sabonete apenas uma vez e a segunda apenas com água morna. O uso de água quente ou muito fria altera na produção das glândulas sebácias, responsáveis pela oleosidade da pele. 

 

Tonificação: o uso de produtos para tonificar a pele ajudam a retirar os resíduos que não saíram com a limpeza, equilibrando o PH da pele e diminuindo a dilatação dos poros.

 

Hidratação: a hidratação da pele (seja ela seca, mista ou oleosa0), é essencial para garantir a vitalidade e a jovialidade da cútis. É fundamental escolher um produto específico para cada tipo de pele. 

 

 

Confira no vídeo abaixo as dicas para deixar a pele linda e limpinha:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!