Uma situação muito constrangedora é perceber que você está com um dente quebrado. No entanto, o desconforto com o problema faz com que muitas pessoas não saibam o que fazer diante desses casos.
Dente quebrado requer auxílio especializado
O primeiro passo é, se possível, procurar um dentista em um período entre duas ou três horas após a quebra. Isso é importante, pois esse é o tempo em que é possível restaurar os danos do dente quebrado sem que haja problemas na sua estrutura. Ao passar desse tempo, caem as chances de você reviver o dente, pois aumenta a possibilidade de uma infecção ou da perda do que restou.
Caso seja possível, guarde os pedaços do dente quebrado. Isso pode ser feito se você estiver consciente da hora da quebra e não engolir os pedaços do dente. Também é indicado cuspir qualquer coisa que estiver em sua boca. Feito isso, tente identificar o que é fragmento do dente e o que é alimento – se essa for a causa da quebra.
Ao perceber um dente quebrado,procure lavar os pedaços em água corrente para eliminar fragmentos de comida ou saliva. No entanto, é preciso tomar cuidado para não perder os pedaços na pia.
Busque o alívio da dor
A quebra de um dente também causa dor. Por isso, pode ser indicado tomar um remédio para aliviar a dor. Um remédio anti-inflamatório não-esteroide, como o ibuprofeno, ou outro analgésico, como paracetamol, aliviará a dor antes que o médico ou dentista forneça um medicamento tópico mais forte específico para esse tipo de acidente.
Outra indicação é que seja feito um gargarejo com água salgada e quente. Esse tipo de ação tem como objetivo afastar uma possível infecção. Também é importante parar qualquer sangramento, aplicando gazes no local afetado por 10 minutos. Se a gaze não interromper o sangramento, lave a boca com um pouco de água fria. O frio contrai vasos sanguíneos, ajudando a conter o sangramento.
Não trate o dente quebrado em casa
Evite tratar um dente quebrado em casa. Um dentista deve ser consultado em qualquer momento, em casos de sensitividade durante a alimentação ou por conta de mudanças na temperatura. A dor constante também é um sinal de que a fratura danificou o nervo e o tecido vivo no dente.
Caso não tenha frequentado o dentista há algum tempo e possua o temor de que o dente seja suscetível à quebra, tome certas precauções: não mastigue objetos duros (como pipocas ou gelo), não ranja os dentes e use protetores bucais sempre que praticar esportes de contato. Pequenas atitudes podem auxiliar você a prevenir a possibilidade de quebrar um dente.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!