“Yoga faz bem para mente, ajuda a respirar melhor e na postura.” Estas são afirmações clássicas de quem é adepto da atividade. A grande questão envolvendo esta técnica milenar indiana diz respeito à quantidade de tipos de yoga que se proliferaram nos últimos anos. É tanto nome estranho que fica até difícil saber qual a melhor técnica a escolher.
Diferença entre tipos de yoga está na adaptação
Professores destes vários tipos de yoga, como o Bikram, o Kundalini e o Aerial, por exemplo, afirmam que não há uma técnica melhor do que a outra, mas sim uma técnica que se adapta melhor do que a outra ao praticante.
O importante é conhecer as características de cada estilo, os pontos fortes e as recomendações. Assim você será capaz de escolher uma técnica que combine bem com o seu perfil.
Conheça alguns tipos de yoga
– Aerial
Nesta modalidade usam-se faixas de tecido presas no teto para realizar as posturas. As que são realizadas no solo se tornam mais difíceis. O grande desafio é vencer o medo de ficar de cabeça para baixo.
– Ashtanga Vinyasa
É um dos tipos de yoga que tem quatro séries de posturas. Nesta modalidade, repete-se a mesma sequência até a evolução para a próxima série. O controle da respiração é o que guia o movimento. Uma curiosidade: as aulas começam com surya namaskar (saudação ao sol).
– Yoga restaurativo
Criado por Judith Lasater, esta técnica usa posturas de yoga ajustadas com mantas, cobertores, almofadas, cintas, para assim dar sustentação ao corpo. A ideia é proporcionar o mínimo de esforço e o máximo de conforto.
– Bikram
Difundido por Bikram Choudhury é talvez o estilo mais recente ao chegar no Brasil, e prevê 26 posturas, que são praticadas numa sequência definida, em sala aquecida entre 37°C e 43°C. Entre os tipos de yoga, este é um dos que mais exige vigor, preparo físico e tolerância ao calor dos seus praticantes.
– Kundalini
O Kundalininão tem foco na realização de posturas, mas sim técnicas específicas de respiração (pranayamas), contrações corporais (bhandas), sequência de exercícios (kryias), posturas (ásanas), posição das mãos, braços e dedos (mudras), entoação de sons (mantras) e meditação. Trabalha com os centros energéticos do corpo. Este tipo de yoga ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse.
– Ashtanga Power
O Ashtanga Power preserva a sintonia da respiração com o movimento de modo encadeado, mas não se compromete com uma sequência fixa de posturas. Sua intensidade melhora a forma física, removendo gorduras em excesso e combatendo a flacidez.
– Iyengar
Fundamentada no mestre B.K.S Iyengar, esta modalidade tem como objetivo aproximar a yoga de qualquer pessoa disposta a praticar à atividade. Essa técnica usa blocos, cintos, cobertores, almofadas, cadeiras e a própria parede.
– Satyananda
Esta modalidade inicia com mantras seguidos de posturas e técnicas respiratórias, relaxamento e meditação. O principal atrativo da prática é a busca do relaxamento profundo.
– Rája Yoga
O Rája Yogaé a yoga mental, e consiste em quatro partes: pratyáhára (abstração dos sentidos), dháraná (concentração mental), dhyána (meditação) e samádhi (hiperconsciência).