Se você costuma ter mãos e pés sempre frios ou formigamento em diferentes membros, fique atento, pois este pode ser um sinal de que a sua circulação sanguínea não está muito bem. Além de carregar nutrientes para as células, o sangue também elimina as toxinas – por isso a importância de cuidar desta questão. Para ajudar a melhorar circulação, você pode seguir algumas receitas de remédios caseiros.
Dicas para melhorar circulação sanguínea
São vários os maus hábitos do dia a dia que podem comprometer a sua circulação sanguínea. Entre eles, o fumo, sedentarismo, uso de roupas ou sapatos apertados, o hábito de cruzar as pernas, ficar muito tempo sentado, consumo de bebidas alcoólicas, ingestão de pouca água durante o dia e a má alimentação. Até mesmo exercícios físicos, se feitos de forma descuidada, podem ter influência nessa questão.
Algumas dicas que também podem ajudar a melhorar circulação são: movimentar-se bastante para limpar a corrente sanguínea e ativar a digestão; fazer alongamentos; apostar em um cardápio rico em frutas e legumes; e realizar caminhadas.
Outra sugestão é comer um ou dois dentes de alho em jejum, ou simplesmente adicionar bastante alho na sua dieta diária. Isso ajudará na ativação da corrente sanguínea, evitando a formação de placas e prevenindo a arteriosclerose. Se essas medidas para melhorar circulação e os remédios abaixo não funcionarem e o problema persistir, procure um médico para que ele faça um diagnóstico mais preciso.
Remédios caseiros para melhorar circulação
Suco de beterraba com laranja
Ingredientes:
– 2 beterrabas
– 200 ml de suco de laranja
Modo de Preparo:
A beterraba possui ferro de alta qualidade, que é fundamental para a construção dos glóbulos vermelhos. Dessa forma, ela vai melhorar circulação e diminuir a sensação de fraqueza, prevenindo a anemia.
Depois de descascadas, corte as beterrabas em cubos e adicione-as no liquidificador. Depois, juntamente com o suco de laranja, bata a mistura por aproximadamente um minuto. 30 a 60 ml diários do suco são suficientes.
Suco de laranja com toranja
Ingredientes:
– 2 laranjas
– 1 toranja
Modo de Preparo:
Descasque duas laranjas e uma toranja de tamanho médio, deixando a casca o mais fina possível, para não ficar amargo. Coloque na centrífuga e beba imediatamente, para garantir que a vitamina C presente nas frutas não se perca.
As frutas são indicadas, principalmente, para quem tem histórico familiar de doenças cardíacas. A vitamina C atua no nível dos vasos sanguíneos e ajuda ainda a prevenir o endurecimento das artérias.
O ideal é que se tome este suco, no mínimo, três vezes por semana, para que ele desempenhe o efeito desejado de melhorar circulação.
Chá de carqueja
Ingredientes:
– 4 colheres (sopa) de folhas de carqueja
– 1 litro de água
Modo de Preparo:
As folhas de carqueja devem ser picadas e levadas ao fogo por 30 minutos. Após as folhas serem fervidas, o chá pode ser coado e está pronto para ser bebido. O chá de carqueja deve ser bebido de duas em duas horas, cinco vezes ao dia.
A planta tem propriedades que ajudam a diminuir o acúmulo de gordura nas artérias, além de auxiliar no tratamento da má digestão, obesidade e prisão de ventre.