Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para anemia

Por Redação Doutíssima 13/11/2014

Estar anêmico não quer dizer que a pessoa necessariamente porte uma doença. No entanto, essa condição pode ser um sintoma de uma enfermidade. Então, é preciso conversar com o seu médico e garantir que não é o caso de anemia hemolítica, falciforme ou sideroblástica. Estes tipos ocorrem devido ao mau funcionamento do corpo e devem ser tratadas através da intervenção médica adequada.

Mas se está tudo bem e o caso é de anemia normal, o motivo é uma deficiência nutricional. Normalmente, ocasionada por falta de ferro, vitamina B 12 ou ácido fólico em ser organismo. Ou seja, uma situação facilmente revertida com mudanças nos hábitos alimentares e remédios caseiros.

anemia

Mudança em hábitos alimentares e remédios naturais ajudam a curar a anemia. Foto: iStock, Getty Images

O que acontece quando uma pessoa tem anemia

As hemácias de quem possui anemia geralmente estão em um nível muito baixo no sangue, ou seja, transportam menos oxigênio do que o recomendável para outras partes do corpo.

A hemoglobina, que transporta oxigênio para as várias partes do corpo, também pode ser reduzida a tais níveis que pode pôr em risco a saúde. Portanto, é preciso fornecer nutrientes essenciais para o corpo, a fim de tratar esta deficiência nutricional.

Conheça alguns remédios caseiros para tratar a anemia

Suco de beterraba com maçã

Um simples suco com dois ingredientes fantásticos pode resolver o problema rapidamente. A maçã é rica em ferro, enquanto que a beterraba contém um elevado nível de ácido fólico, bem como fibras e potássio. Sua parte mais rica de nutrientes é em sua casca, então, se você pretende usar a beterraba, você pode cozinhá-la ainda com casca para ter todos os seus benefícios.

Para o suco de beterraba com maçã, você vai precisar de uma xícara de suco de maçã, uma xícara de suco de beterraba e uma colher de mel. Misture o suco de maçã com o suco de beterraba, adicione o mel e mexa bem para misturar todos os ingredientes. Tome este suco duas vezes ao dia.

Sementes de gergelim

As sementes de gergelim são outro remédio natural que pode tratar a anemia, especialmente as sementes pretas, que são uma rica fonte de ferro. Existem muitas formas de utilizá-las em sua alimentação. Você pode misturar as sementes com mel e fazer uma pasta para usar com outros alimentos.

Primeiro, você precisa hidratar as sementes em água por duas horas, e, após este tempo, esmagar até formam a pasta. Depois é misturar um pouco de mel e consumir duas vezes ao dia. Outra maneira de usar as sementes de gergelim é, depois de hidratadas, misturá-las com leite e mel e beber duas vezes ao dia.

Espinafre

Apenas meia xícara de espinafre diariamente possui tudo o que você precisa para curar a anemia. Este vegetal é rico em vitaminas A, B9, E e C, ferro, fibras, cálcio e betacaroteno. Em meia xícara de espinafre cozido, você pode ter 3,2 mg de ferro.

No entanto, nunca se esqueça de ferver o espinafre, mesmo que por um minuto, já que ele também tem ácido oxálico, que interfere na absorção de ferro pelo organismo. Você pode usar o espinafre de muitas formas: em seu prato favorito, em uma salada, em uma sopa ou adicionar duas colheres de chá de mel em um copo de suco de folhas de espinafre – bebendo esse suco diariamente, por pelo menos por 40 dias.

Tomate

Para tratar a anemia, não basta só consumir mais ferro. Também é necessário facilitar a absorção deste nutriente. Para isso você deve consumir, entre outros alimentos, o tomate, que é rico em vitamina C e licopeno, necessários para que o organismo absorva o ferro. Você deve comer um a dois tomates crus todos os dias ou incluí-los em sua salada.