Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para aliviar náuseas

Por Redação Doutíssima 16/11/2014

Sabe aquela sensação desagradável de estufamento e vontade de vomitar? As náuseas podem ter diversas origens e causas – inflamações, irritações, medicamentos, alergias ou doenças gastrointestinais – mas sempre pode ser aliviada com tratamentos naturais e caseiros.

náuseas

O desconforto das náuseas pode ser aliviado com receitas caseiras e naturais. Foto: Shutterstock

Alivie as náuseas com tratamentos caseiros

Um dos remédios naturais mais usados para combater esta indesejável condição é o chá de manjerona, que ajuda no processo digestivo, diminuindo os enjoos.

Esta planta tem propriedades antiespasmódicas e digestivas e o preparo do chá é muito simples. Em uma xícara de água fervente, adicione duas colheres das de chá de manjerona seca e deixe repousar por 15 minutos. Filtre e beba uma xícara três vezes ao dia.

Laranja com stévia

Assim como o chá de manjerona, o remédio caseiro preparado com suco de laranja com stévia é altamente eficaz contra os enjoos. Por conter vitaminas A e C, além de minerais como cálcio, ferro, potássio e iodo, a stévia tem propriedades digestivas que auxiliam no alívio das náuseas.

Você vai precisar de uma laranja, 300 ml de água e uma colher das de sopa de folhas verdes picadas de stévia. Ponha a laranja e a água no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Em seguida adicione a stévia e mexa bem. Tome um copo deste suco.

Outros alimentos e ingredientes que aliviam as náuseas

Cebola

Contra as náuseas, experimente bater no liquidificador meia cebola crua com algumas gotas de limão e um copo d’água. Coe e tome logo em seguida.

Macela

Esta planta medicinal está entre as mais populares no combate às náuseas, especialmente as de origem na intoxicação alimentar.

Erva doce e hortelã

As duas ervas dão alívio imediato ao estômago diante de náuseas e devem ser preparados em infusão.

Suco de pêssego

Retire o caroço de dois pêssegos, corte-os em pedaços e bata no liquidificador, adicionando meio litro de água. Seu suco estará pronto assim que obtiver uma mistura homogênea. Tome sempre que sentir necessidade.

Poejo

De sabor extremamente suave, também atua como calmante para o estômago. Prepare uma infusão.

Gengibre

O gengibre é outra arma eficaz contra as náuseas. A raiz deve ser ralada até que se obtenha uma colher das de sopa do pó. Junte a uma xícara de água fervente e deixe em infusão por dez minutos. Logo em seguida, coe e beba devagar.

Cápsulas de gengibre também podem ser bem úteis no combate às náuseas e são ótimas alternativas para viagens. Devem ser tomadas até 45 minutos antes da saída. O gengibre cristalizado pode ser mastigado imediatamente ao início do enjoo.

Como preparar os chás

Na maioria das vezes, as infusões são preparadas com chá in natura, na proporção de uma colher das de sopa para uma xícara de água fervente. De qualquer forma, os chás industrializados, vendidos em saquinhos, também podem ser usados. Se forem usados contra enjoos, o mais indicado é que o chá não seja adoçado.

Mais dicas para evitar náuseas

– Se você está em tratamento contra episódios de náuseas, é imprescindível ingerir bastante líquido durante o dia

– Não force o consumo de alimentos

– Dê preferência a sopas de arroz e massa

– Coma gradualmente e em poucas quantidades.