Clínica Geral

Neuroma de Morton causa dor e atinge praticantes de esportes

Por Redação Doutíssima 07/01/2015

O neuroma de Morton é uma lesão inflamatória que leva ao espessamento do nervo digital na região dos pés. O surgimento dessa massa ao redor do nervo digital plantar se dá na parte inferior do pé e com maior frequência entre o terceiro e quarto dedo.

neuroma de morton

Sapatos de salto alto e bico fino, usados em demasia, podem causar o problema. Foto: iStock, Getty Images

O neuroma de Morton atinge com maior frequência mulheres e pessoas que praticam esportes por hobbie. Então se sugere que essa lesão inflamatória ocorra também devido ao uso de sapatos altos e de bico fino que propiciam a formação de arcos na parte inferior do pé, que consequentemente aumentam a pressão no nervo digital.

Porém, nos indivíduos que praticam esporte se dá devido ao esforço contínuo das pontas dos pés em decorrência das passadas. Algumas pessoas apresentam uma pré-disposição para desenvolver essa lesão, então fique atento aos sintomas.

Sintomas do neuroma de Morton

A dor se apresenta no processo de deslocamento do paciente que desenvolveu neuroma de Morton, ao andar esse individuo sentirá queimação e dores intensas que com o passar do tempo e esforço físico se distribuirão pela estrutura do seu pé. As dores podem vir seguidas de dormência e em alguns casos, os pacientes relatam sensação de inchaço na região da lesão.

O médico fará uma avaliação clínica seguida de exames de sangue e radiologia para descartar outras doenças e buscará no histórico clínico e descrição dos sintomas do paciente indícios que demonstrem um quadro clinico de neuroma de Morton.

Os exames de ultrassom e ressonância magnética são os mais indicados por conta da sua qualidade de imagem que torna o diagnóstico mais eficaz.

O tratamento do neuroma de Morton

Após o diagnóstico, o médico dará início ao tratamento mais indicado para o seu caso. Para os praticantes de esporte, o fortalecimento da musculatura do pé é uma das opções para evitar os desconfortos provocados por essa lesão inflamatória.

O fortalecimento também poderá corrigir o padrão da pisada dando mais estabilidade para o atleta durante a execução dos seus exercícios. A aplicação de gelo no local da lesão também pode trazer um alívio momentâneo. Evite a sobrecargas dos pés.

Dica de exercício

Um exercício que pode ser feito para aliviar as dores provocadas pelo neuroma de Morton é a flexão dos dedos: com uma toalha estendida sob os pés; puxe-a somente com as pontas dos dedos. Abra e feche lentamente os dedos.

O tratamento de neuroma de Morton também pode ser feito através de analgésicos e anti-inflamatórios e em casos mais graves, onde a fisioterapia não alcançar os resultados esperados, o médico poderá recorrer a uma cirurgia para a remoção do neuroma.

O paciente também pode buscar um alívio dos sintomas trocando os seus sapatos por calçados que não façam compressão do nervo digital plantar.

Para se prevenir, comece incluindo exercícios de fortalecimento muscular para os pés. Fique atenta aos sintomas. Mesmo com todas as dicas que disponibilizamos aqui, mude seus hábitos e não deixe de buscar aconselhamento médico e dar inicio ao tratamento correto. O acompanhamento de um fisioterapeuta, nestes casos, é o mais indicado.