A dieta paleo é baseada no perfil de alimentação que nossos ancestrais do período paleolítico tinham. Daí o nome paleo. Esta dieta não pode ser considerada um regime, mas sim uma reeducação alimentar, pois promove o emagrecimento de forma gradual e saudável, sem que o indivíduo passe fome.
É, assim, uma ótima maneira de evitar o efeito sanfona e o abalo psicológico possível em caso de dietas muito restritivas.
Dieta paleo é baseada em alimentos naturais
Você já pensou para pensar como era a alimentação há 2,5 milhões de anos, durante a chamada Idade da Pedra Lascada, ou Era Paleozóica? Neste período o homem ainda não havia desenvolvido a agricultura, portanto, não plantava nem cozinhava. As refeições eram à base de peixe, carne e frutas.
Mesmo assim, nossos ancestrais eram fortes e resistiam às condições do clima e aos ataques de animais e de outras tribos, diferentes das suas. Pois bem, a dieta paleo tem as mesmas premissas da alimentação daquele tempo. A ideia é fazer com que se coma apenas frutas, verduras e proteína, evitando carboidratos, processados, massas, leite e bebidas alcoólicas.
Não há uma quantidade máxima de alimentos permitidos, por isso, você não precisa ficar controlando as calorias ingeridas em cada refeição. Como alimentos gordurosos, processados e industrializados não fazem parte da dieta paleo, você emagrece naturalmente.
Extremismo é proibido na dieta paleo
Na dieta paleo o carboidrato é retirado, principalmente, se a origem dele for de algum alimento industrializado ou processado, como biscoitos ou massas, por exemplo.
A ausência desse nutriente, que é um dos principais fatores para o ganho de peso, no entanto, não fará mal a saúde da pessoa. Nosso organismo tem a capacidade de gerar energia através da gordura e do açúcar das frutas e verduras.
Quem decide por fazer a dieta paleo também não precisa retirar os industrializados e os doces de uma vez só. Nesta dieta extremismo é proibido. O ideal é ir retirando os alimentos restritos gradativamente, um a um. Assim seu organismo não te boicotará e não sentirá falta desses alimentos.
Alimentos permitidos
A dieta paleo é baseada em fornecer ao organismo alimentos naturais, que sempre estiveram à disposição do homem. As refeições são feitas de forma a não sobrecarregar o organismo, mas sim promover a harmonia entre o ser humano e o que ele consome. Os alimentos permitidos na dieta são:
- Todos os tipos de carne, evitando consumir a gordura, vísceras (fígado, rim, coração) frutos do mar e peixes ricos em ômega-3
- Frutas e verduras
- Azeite de oliva à vontade
- Em pequenas porções: arroz, cenoura, banana, tapioca, batata, beterraba, batata-doce, abacate
- Temperos: salsinha, cebolinha, alho, cebola e ervas
- Evite o sal, e se necessário, apenas uma pitada.
Alimentos que devem ser evitados
- Leite e margarina
- Açúcares, feijão, massas e bolos
- Chocolate, sorvete, salgadinhos, balas e doces
- Grãos como soja, trigo e seus derivados
- Bebidas alcoólicas
- Bebidas industrializadas, suco de pacotinho e refrigerante
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!