Quem tem pele oleosa sabe muito bem o que é ter poros dilatados. Depois do sebo, os buraquinhos no rosto são as imperfeições que mais incomodam quem tem este tipo de pele. Cuidados com a lavagem e o uso de maquiagem adequada ajudam a minimizar a dilatação dos poros.
O calor, o suor e a exposição solar também ajudam a agravar a situação no verão. A boa notícia é que há como tratar os poros dilatados, mas a má notícia é que os métodos não são muito baratos.
O que causa os poros dilatados
Os poros dilatados ficam assim devido ao aumento na circunferência das glândulas sebáceas, que dividem o mesmo espaço com o pelo. Em locais onde há muitos pelos, os poros são menores, porque a glândula sebácea não consegue se desenvolver.
Já em regiões com menos pelos, como a zona T (boca, nariz e testa), o sebo tende a ser maior, assim como a dilatação do poro. Mas outros três fatores também provocam poros dilatados. Confira quais são eles:
Pele oleosa
Pessoas com pele oleosa tem poros mais dilatados, porque as células mortas e o óleo ficam depositados ao redor dos orifícios dos poros, provocando o inchaço da região.
Idade
O envelhecimento da pele faz com que haja perda da elasticidade e, com isso, os poros ficam mais evidentes. A exposição solar nessa fase também contribui para que aumentem os poros dilatados.
Hereditariedade
O fator hereditariedade é decisivo para que uma pessoa tenha poros mais dilatados. Basta que um dos pais tenha essa característica para que o filho também tenha.
Cuidados de prevenção
Ter poros dilatados não é algo agradável, mas é possível minimizar o problema. Meninas que usam maquiagem devem dar preferência a produtos líquidos e oil free e evitar as versões em pó.
Faça a remoção da maquiagem antes de dormir e realize uma lavagem diária do rosto com sabonete próprio para pele da face. Uma esfoliação semanal também é indicada.
Tratamento para poros dilatados
O dermatologista é o profissional adequado para fazer tratamento de poros dilatados e ele pode indicar desde a aplicação caseira de ácido até a intervenção com procedimentos mais rebuscados e o uso de medicamentos de via oral. Tudo vai depender da gravidade de cada caso.
Ácido retinoico
O ácido retinoico pode ser usado uma vez ao mês, sempre no período da noite. Ele age descamando suavemente a pele. O procedimento não deve ser feito verão e sempre ser indicado por um dermatologista.
Microdermoabrasão
A microdermoabrasão, ou peeling de cristal, promove uma esfoliação leve da pele e pode ajudar no tratamento dos poros dilatados. Quando a pele voltar ao normal, os poros novamente se dilatarão.
Peeling químico
O peeling químico proporciona ótimos resultados. Em uma única sessão, é possível usar ácido retinoico a 5%, o que garante uma jovialidade da pele. É preciso sempre usar protetor solar, ou podem ocorrer manchas na pele.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!