Exercícios

Saiba como passear com cachorro ajuda a manter a saúde

Por Redação Doutíssima 10/03/2015

A obesidade não é um problema que afeta apenas os seres humanos. Muitos cachorros ficam acima do peso e nada melhor do que passear com cachorro para deixá-los em forma novamente.

 

O cachorro é um animal que precisa praticar atividade física, e não se esqueça que você também. O sedentarismo não faz bem algum à saúde. Então, por que não passear com cachorro?

passear com cachorro

Caminhar com seu animal de estimação pode ajudar a melhorar a sua saúde e a dele. Foto: iStock, Getty Images

Passear com cachorro e caminhar

 

Antes de praticar caminhadas com ele, é necessário que consulte um médico para que seja feita uma avaliação geral e assim evitar problemas de saúde.

A caminhada pode trazer muitos benefícios para a sua saúde, como diminuição de colesterol, prevenção contra diabetes e hipertensão. Além de melhorar o humor, fortalecer os músculos, diminuir a gordura abdominal e também melhorar a respiração.

Para que a caminhada dê resultado, é importante que dure pelo menos 20 minutos em ritmo acelerado. O melhor é que não é só você que sai ganhando ao praticar a caminhada. Passear com cachorro melhora a circulação sanguínea do animal, proporciona o bom funcionamento dos pulmões e também melhora as condições físicas.

Passear com seu animal de estimação o deixa mais tranquilo, obediente e também proporciona a você mais tempo com seu querido companheiro. Com essa atitude, você também desenvolverá bons hábitos e diminui as chances de desenvolvimento de depressão.

Não esqueça que você precisa estar bem alimentado, assim como o seu cachorro. Ingira bastante líquido e não pule nenhuma das refeições. Leve, pelo menos, um saco de lixo pequeno para recolher as fezes do seu companheiro caso ele sinta necessidade.

A caminhada é benéfica para a terceira idade também, pois ajuda na lubrificação das articulações, diminuição da pressão sanguínea e evita até dores no corpo. Entretanto, a atividade física deve ser acompanhada e orientada por um profissional para evitar lesões.

 

Se você já pratica algum tipo de exercício, correr pode ser uma opção. A corrida traz benefícios, pois ajuda a aumentar a massa muscular e queima a gordura do corpo. Essa atividade é indicada para cães muito agitados.

Passear com cachorro é ter uma companhia

 

Passear com cachorro também pode ser uma opção para aquelas pessoas que não gostam de praticar seus treinos sozinhas. Esses animais, naturalmente, são os melhores amigos do homem e, por isso, ótimos companheiros.

Fazer trilha com o animal é uma ótima ideia para as pessoas que são mais aventureiras e adoram inovar. O seu cachorro vai adorar estar em meio a natureza.

Passear com cachorro ainda fortalece os laços entre o dono e o seu cão. É importante tornar rotineiro os passeios para o cão se acostumar desde muito cedo com essa atividade. Com o tempo, ele entenderá que essa atividade aproxima vocês e demonstrará animação.

Caminhar ao ar livre ajuda a combater o estresse e a depressão. Quebre a sua rotina sedentária e dê uma passeada com o seu cachorro, evitando problemas de saúde para você e para ele.

Não esqueça de fazer alongamentos antes de sair para caminhar ou correr com o seu cão. Qualquer desconforto físico que o impossibilite de praticar a atividade física deve ser relatada ao seu médico.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!