Seja curta ou comprida, em jeans ou sarja, quando o calor se aproxima elas deixam os guarda- roupas e passam a ocupar as ruas. Batizada com esse nome por conta do local em que surgiu, as ilhas Bermudas, elas são item básico para o verão. A bermuda masculina, por exemplo, é a melhor opção para substituir as calças.
Mas com as tantas opções de tecido, cor e comprimento, é bom seguir algumas dicas na hora de escolher a bermuda masculina certa para cada ocasião.
Qual é o comprimento certo para a bermuda masculina?
Especialmente durante a década de 1990, a bermuda era usada de forma que cobrisse o joelho. Hoje, no entanto, não parece haver um consenso entre os homens. Os especialistas, porém, deixam a dica: prefira os modelos mais curtos.
Os motivos são variados. O principal deles é de que a bermuda longa encurta as pernas e por isso deve ser evitada. O excesso de comprimento também passa uma sensação de desleixo. Por fim, quanto mais comprida ela for, mais calor você vai passar
O ideal é que a altura fique entre a metade do joelho e o início da coxa. Entre essa variação, basta escolher o comprimento que mais se ajusta ao seu gosto. Afinal, não adianta sair por aí sem estar satisfeito com o visual.
Bermuda masculina no trabalho, pode?
Para os brasileiros, o verão pode ser uma época ingrata para trabalhar. Calor excessivo e roupas formais – e, em geral, quentes – criam um contraste difícil de aguentar. Aí surge a polêmica: usar ou não usar bermuda no ambiente profissional?
A resposta vai depender muito das regras da empresa, do ambiente de trabalho e mesmo do setor em que você atua. Em geral, ainda há muita resistência ao uso da bermuda masculina no trabalho.
Mas há uma iniciativa que, desde o ano passado, tenta mudar essa realidade. É o BermudaSim!, um movimento ajuda as pessoas a convencerem as empresas a liberar o uso da peça em dias de calor. Basta entrar no site e cadastrar o e-mail do chefe. Feito isso, os representantes do movimento vão fazer o contato, de forma anônima, sem revelar quem fez a solicitação.
No entanto, como o próprio projeto defende a partir dos Bermudamentos, algumas regras – e o bom senso – devem ser seguidas na hora de escolher a bermuda masculina para o trabalho:
– Prefira modelos mais formais, a não ser que a sua empresa tenha um ambiente mais descontraído
– Evite as de poliéster e malha, mais informais e próprias para ir à praia ou praticar esportes
– Em dias de reuniões importantes, evite usar bermudas
– Mantenha as bermudas sempre limpas e bem passadas
Modelos de bermuda masculina que estão em alta
Veja a seguir modelos de bermuda masculina que estão fazendo sucesso:
Cargo
É uma peça casual e prática, principalmente por conter vários bolsos e ter um corte mais solto. Em geral, aparecem confeccionadas em materiais com a sarja e possuem cores que remetem ao militar.
Chino
Leves, elas são indicadas para os dias mais quentes e em ambientes despojados. Uma dica para o seu uso é dobrar a barra.
Alfaiataria
Quer sofisticação? Os modelos em alfaiataria são a melhor opção. Podem ser utilizados em eventos formais e no trabalho, por exemplo, se as ocasiões permitirem
Jeans
Um verdadeiro clássico, elas compõem um visual básico que está sempre na moda. Um coringa no guarda-roupa masculino, elas podem dar origem a diferentes combinações. São ótimas para o dia a dia.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!