Zen

Conheça os benefícios de manter a serenidade

Por Redação Doutíssima 04/06/2015

Serenidade, calmaria e tranquilidade. Uma vida livre de preocupações não é a tarefa mais fácil com uma rotina cheia de compromissos e responsabilidades. O estilo de vida que levamos hoje pode causar estresse e fadiga se não houver esses três termos em, pelo menos, alguns momentos do dia.

 

Uma pessoa serena consegue manter a calma e não se deixar impactar de maneira pesada por problemas de todos os tipos. A serenidade não é um estado de ignorância dos acontecimentos ruins, mas sim a capacidade de lidar com os problemas naturais da vida com mais facilidade.

serenidade

Manter-se calmo em situações difíceis pode ser uma forma de não se desgastar. Foto: iStock, Getty Images

Como buscar a serenidade

Uma das melhores formas de trazer mais serenidade para a sua vida é através da meditação. Meditar consiste em livrar sua mente do excesso de pensamentos que não permite que você veja claramente como as coisas se desenvolvem ao seu redor.

Em um artigo na seção de saúde do jornal New York Times, a jornalista Sindya Bhanoo traz dados de pesquisas médicas que avaliaram o impacto da meditação no bem-estar das pessoas. Um dos estudos citados concluiu que a meditação frequente é capaz de reduzir a pressão alta em pacientes com esse problema.

 

Isso significa que buscar e conseguir se manter sereno tem efeitos positivos no funcionamento do organismo, e não só da mente. Dessa forma, é possível compreender que a tranquilidade e a calma que caracterizam uma pessoa serena protegem o corpo de doenças relacionadas a estresse.

Outras forma de se manter sereno é através da mudança de estilo de vida. Quem quer menos preocupações, deve se afastar de tudo aquilo que causa desconforto emocional e mental, e procurar ambientes e situações mais calmas e mais saudáveis.

Quem busca serenidade precisa exercitar também o desapego. Da mesma forma que devemos nos livrar dos objetos materiais que não nos servem, que não são úteis ou já não fazem mais parte da rotina, extinguir alguns pensamentos tóxicos e sentimentos ruins pode ser libertador.

Já pensou quantas vezes por dia você fica chateado por coisas pequenas, que não deveriam abalar seu fluxo de vida? Deixar-se irritar, chatear ou sofrer por problemas que são insignificantes é desnecessário e pode prejudicar a sua saúde mental. Livre-se do que não lhe faz bem.

Como manter a serenidade em momentos difíceis

Depois de saber como se libertar de preocupações, é hora de aprender a se manter sereno no dia a dia, principalmente em momentos de conflito. Esse tipo de atitude exige inteligência emocional.

Inteligência emocional é a habilidade de persistir diante de frustrações, e não deixar que contratempos, problemas e o mau humor alheio causem um grande impacto no seu estado mental e nas suas emoções. É, de certa forma, um autocontrole.

Para conseguir driblar a inquietação e a frustração causadas pelos percalços do dia a dia, é preciso se conhecer muito bem e saber ativar os pensamentos e sentimentos que lhe causam tranquilidade e calma. É preciso focar a mente em aspectos positivos e encarar o momento sem se deixar abalar.

Se você acha que precisa de mais serenidade na sua vida e no seu dia a dia, busque conhecer melhor as técnicas que podem promover tranquilidade e autoconhecimento. Sua vida e sua saúde vão mudar para melhor.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!