Os booktubers são a nova tendência da internet, especialmente entre os adolescentes ao redor do mundo. Essa novidade consiste em ler um livro e, em seguida, produzir um vídeo para analisá-lo – ou seja, uma resenha do livro no YouTube. Trata-se de uma maneira fantástica de compartilhar, discutir e encontrar novas recomendações literárias.
Booktubers: paixão pelos livros no Youtube
Ninguém sabe ao certo onde surgiu essa comunidade crescente de pessoas que discutem livros e outras coisas relacionadas a eles em vídeos – que possuem milhares de acessos, vale dizer.
O certo é que o número de booktubers continua a crescer, e o mesmo acontece com sua influência sobre a indústria editorial, que vem dando atenção a essa tendência emergente.
Os novos críticos da internet possuem diferentes idades e gêneros diferentes, fazendo variados tipos de vlogs, mas todos adoram ler. Eles são conhecidos pelos seus vídeos com assuntos peculiares, como lançamento e resenhas de livros, tour pela prateleira, favoritos e muito mais.
Em razão da influência dessas novas celebridades sobre seus espectadores, elas atraem a indústria literária. Inclusive, alguns editores enviam cópias de livros ainda não disponibilizados ao público para que sejam avaliados.
A booktuber americana Elizziebooks, por exemplo, recebeu uma cópia antecipada do livro The Merciless, de Danielle Vega, e fez a avaliação em seu canal antes mesmo da obra chegar às prateleiras. (https://www.youtube.com/channel/UCOJS1JTu0CVK_7umY4OFm3w)
As pesquisas justificam essa atenção especial. Segundo um levantamento publicado pela Aol Platforms em 2014, que analisou dados cibernéticos do primeiro semestre daquele ano, o Youtube é a rede social mais forte quando o assunto é introduzir novos produtos e ajudar os consumidores na escolha final. Na sequência vem o Facebook, e por fim o Google +.
Comunidade de booktubers no Brasil
No Brasil a febre não passou despercebida. Vários canais no Youtube feitos por brasileiros são destinados à literatura. Conheça os mais famosos:
1. Melina Souza
Em seu canal Serendipity, a curitibana fala um pouco de tudo, mas o assunto principal são os livros. Desde 2012, data da criação do canal, Melina já soma mais de 100 mil inscritos e mais de quatro milhões de visualizações em busca de sua opinião sobre livros e outros assuntos.
2. Eduardo Cilto
Outro booktuber que faz sucesso em terras brasileiras é esse paulista, dono do canal Perdido nos Livros. Com uma pitada de bom humor, ele explora, além do mundo da literatura, assuntos como séries e filmes. Já atraiu mais de 140 mil inscritos e mais de cinco milhões de visualizações.
3. Tatiana Feltrin
No canal Tiny Little Things, Tatiana Feltrin já reúne mais de 10 milhões de visualizações e 140 mil inscritos fiéis. O tema central do canal da carioca é apenas o mundo literário, incluindo clássicos da literatura brasileira.
4. Bruno Miranda
O Minha Estante conta com mais de 120 mil inscritos e possui mais de cinco milhões de visualizações. Bom humor e muitas dicas de livros é o que você pode encontrar em seus vídeos.
5. Pam Gonçalves
Além de muitos vlogs, a catarinense adora resenhar sobre vários tipos de livros, bem como elencar os seus favoritos. O canal que leva seu nome possui mais de 100 mil inscritos e quatro milhões de visualizações.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!