Limpar a casa é aquela tarefa necessária, mas que nem todo mundo gosta de fazer. Manter os ambientes limpos e arrumados não precisa ser um fardo, basta você seguir algumas dicas para tornar a atividade mais prazerosa.
Casa limpa sem estresse
Uma dica para evitar o acúmulo de coisas para fazer é dividir a “missão” em partes. Você pode escolher por cômodo ou atividade e ainda pode montar um pequeno calendário onde possa conferir o que precisa ser feito.
Assim você não se perde no cronograma e ainda inclui aquelas limpezas mais esporádicas, como passar um pano por dentro dos armários ou dar uma geral na geladeira.
Com um cronograma certinho ou mesmo com a tarde toda livre pra limpar a casa, separe os materiais de limpeza e ligue o rádio ou dê o play naquele CD que você adora. A tarefa vai ser muito mais divertida com uma trilha sonora empolgante.
Para quem não mora sozinho, não esqueça de sempre pedir ajuda. Dividir as tarefas domésticas facilita a vida de todo mundo e a casa fica limpinha bem mais rápido.
Ter os utensílios certos faz a limpeza muito mais eficiente. E você ainda pode se divertir com os acessórios. É fácil encontrar em lojas de materiais de limpeza ou até no supermercado panos com estampas bonitas, luvas em diversas cores, escovas em formatos de bichinhos e muito mais.
Além dos itens coloridos e divertidos, a indústria de produtos de limpeza está sempre lançando novidades para facilitar a organização e o cuidado doméstico. Fique de olho no que pode contribuir com a manutenção da sua casa.
Limpar a casa faz bem para a saúde
Manter a casa livre de sujeiras também é cuidar da saúde. Em ambientes limpos toda a família fica menos suscetível a alergias e infecções causadas por micro-organismos que se proliferam na sujeira.
Outro ponto importante da limpeza é que ela traz tranquilidade. Os ambientes ficam mais aconchegantes e calmos quando tudo está muito bem organizado.
Um estudo desenvolvido na Universidade de Indiana ainda apontou que quem limpa a casa tem tendência a ser mais ativo e mais saudável. O estudo observou um grupo de pessoas e concluiu que quanto mais organizados os ambientes de convivência, inclusive os jardins e a calçada, mais exercícios as pessoas faziam.
A própria atividade de limpar pode ser considerada um exercício físico. O esforço realizado e os movimentos necessários para conduzir uma vassoura, por exemplo, fazem o corpo todo mexer e queimam calorias.
Depois de toda a limpeza feita, você pode celebrar curtindo ambientes limpinhos e cheirosos e um cenário organizado. Nada melhor do que cuidar do que é tão precioso quanto um lar.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!