O caldo de kenga é a receita mais tradicional do Nordeste para quando as temperaturas baixam. Uma espécie de sopa, ele é nutritivo e muito saboroso.
Também chamado de caldo de quenga, há indícios de que a receita original surgiu em Minas Gerais. O nome bastante curioso teria uma suposta relação com o ingrediente principal da receita tradicional: a galinha.
Como fazer o caldo de kenga
Em uma edição recente do seu programa, Bela Gil prepara uma versão do caldo de kenga que é um pouco diferente da mais tradicional. Segundo a apresentadora, o preparo dela foi inspirado na receita de Ana Paula Barreto.
Enquanto o preparo tradicional leva frango desfiado, Bela optou por fazer uma versão vegetariana, sem o uso de carne. O seu caldo tem como base um creme de milho e abóbora.
Uma das substituições mais expressivas é a retirada do bacon. No lugar, a apresentadora usa tofu defumado para trazer um sabor similar ao do produto oriundo da carne de porco. Essa troca ainda traz uma boa quantidade de cálcio e de proteína para o preparo, livrando o caldo da gordura excessiva.
Outra troca realizada por Bela Gil é usar folhas de mostarda no lugar da couve. Ela justifica com o fato de as mostardas da sua horta estarem bonitas e pelo sabor particular dessa planta. Um dos benefícios dessa mudança é o aumento da quantidade de vitamina A na receita.
O caldo de kenga é uma ótima opção para o jantar em dias fresquinhos. O alimento é bem nutritivo e ainda aquece o corpo.
Aprenda a fazer
Ingredientes:
2 colheres de sopa de ghee (manteiga sem lactose)
1 talo de alho poró
2 espigas de milho orgânico
350 g de abóbora hokkaido
200 g de tofu defumado (de preferência feito com soja orgânica)
½ limão
6 folhas de mostarda
Uma pitada de páprica defumada
Modo de preparo:
Corte o alho poró ao meio e lave bem. Em seguida, corte em fatias fininhas. Refogue metade em uma colher de ghee com os grãos tirados da espiga do milho. Deixe dar uma leve dourada e junte água para cozinhar o milho.
Em outra panela, refogue o restante do alho poró com mais uma colher de ghee. Depois adicione o tofu defumado cortado em quadradinhos seguido da abóbora cortada em cubinhos do mesmo tamanho. Adicione algumas gotas de limão e refogue bem.
Quando o milho estiver cozido, bata no liquidificador com a água do cozimento para formar um caldo grosso. Cuidado com a temperatura muito alta.
Adicione o caldo do milho na panela com os refogados e deixe cozinhar para que os sabores se misturem. Pouco antes de tirar o caldo de kenga do fogo, adicione as folhas de mostarda cortadas em tiras finas e tempere com a páprica picante.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!