O início de um relacionamento é emocionante, arriscado e até mesmo um pouco assustador. No entanto, ele pode se modificar com o passar do tempo, e para alguns casais essa mudança não é positiva. Com a agenda lotada no dia a dia e o pouco empenho dedicado à relação, muitas vezes o fim é inevitável.
Relacionamento no Brasil
Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013 o país registrou 324,9 mil divórcios. Do outro lado do mundo, um relatório do Ministério de Assuntos Civis da China revela que o país deve 3,64 milhões de divórcios em 2014.
Qual é a fórmula para manter um namoro ou casamento a longo prazo? Acredite, o amor é apenas um dos ingredientes necessários. Existem outros segredos que precisam ser cultivados sempre.
Mandamentos para um relacionamento duradouro
1. Comunicação
Você já ouviu isso milhares de vezes, mas a boa comunicação é a base para todo o resto. Se você não pode se comunicar – porque tem medo do confronto ou de ferir os sentimentos da outra pessoa -, os problemas nunca serão resolvidos e suas necessidades nunca serão conhecidas.
2. Acentuar o positivo
Outro ponto que merece atenção é a quantidade de críticas que você faz ao seu parceiro ou à parceira. Você só vê o que ele ou ela faz de errado? É melhor parar com isso. Lembre-se: elogiar não custa nada.
3. Seu relacionamento deve ser prioridade
Muitos casais possuem prioridades como crianças, assistir todos os jogos de futebol que passam na TV ou gastar todo fim de semana envolvido com os parentes. E quando você tira um tempo para você e seu amor? Coloque um tempo juntos como uma prioridade.
4. Não se compare com os outros
Não importa se sua amiga ficou noiva depois de seis meses de namoro ou se o seu colega de trabalho já tem filhos com apenas um mês de casamento. Você e seu parceiro compõem um casal único.
5. Sejam amigos
Amizade é realmente importante e uma parte essencial de um relacionamento bem-sucedido. Saiam, conversem e compartilhem histórias. Ser amigos significa respeitar um ao outro e não falar mal pelas costas.
6. Seja gentil
Seu relacionamento depois de 10 anos não será exatamente o mesmo que era quando vocês começaram a namorar, mas os parceiros devem sempre ser gentis um com o outro. Pequenos gestos já somam.
Se nos primeiros meses um bilhetinho mostrava o amor de um pelo outro, alguns anos depois se oferecer para ir ao supermercado porqu
e o outro não gosta é bastante significativo.
7. Perdoe
Quando podemos olhar para nosso amado ou amada com uma expressão genuína de desculpas e perdão, isso constrói uma base sólida de segurança, confiança, compreensão e resiliência.
8. Viva e aprenda
Uma parceria saudável oferece um espelho para o crescimento pessoal. Quando vocês enfrentam fases difíceis, é possível aprender juntos alguma coisa. Cada “problema” percebido é uma oportunidade maravilhosa para a descoberta e o avanço.
9. Comemore datas importantes
Crie um ritual para uma data especial. Não importa se for o primeiro beijo, a primeira noite ou o aniversário de casamento. Tenha um momento reservado para lembrar do início e reacender a paixão.
10. Concentre-se em você
Concentrar-se em você para implementação de todos os itens acima é essencial. Fazendo isso, você não só irá evitar o acúmulo de ressentimento, mas também irá alterar o clima emocional do relacionamento para a melhor.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!