Cada um prefere dormir de um jeito, mas quando se trata de dividir a cama com a pessoa amada, há quem pense que o bom mesmo é ficar abraçadinho. Mas será que isso é verdade? Pesquisas mostram que a maioria dos casais prefere outras posições para dormir.
Além disso, segundo especialistas em cognição e linguagem, a forma que os casais dormem diz muito sobre o momento que estão vivendo na relação. Com a chegada do frio, vale a pena conferir quais são as opções.
Principais posições para dormir a dois
A loja britânica Dreams, especializada em cama e colchões, realizou uma pesquisa para descobrir quais são as posições para dormir mais comuns entre os casais. Entre os entrevistados, 27% revelaram ficar de costas um para o outro sem se tocar, enquanto 23% dormem de costas e encostados.
Já 18% dos casais gostam de dormir na clássica posição de conchinha. Para 8% dos pares, por sua vez, são duas posições para dormir durante toda a noite: primeiro ambos ficam de frente um para o outro, com suas pernas e braços entrelaçados. Depois de um tempo, cada um fica na posição que preferir.
Em 4% dos casos, um parceiro descansa a cabeça no peito do outro, enquanto as pernas estão entrelaçadas. Outras variações mais específicas compõem ainda o quadro de posições para dormir a dois.
O que a posição que o casal dorme pode revelar
De acordo com especialistas, as posições para dormir representam o momento que o casal vive no relacionamento. Para o psicólogo e mestre em cognição e linguagem João Oliveira, autor do livro Saiba quem está à sua frente, aquela que vale é a que o casal está ao amanhecer.
De costas um para o outro
A posição pode indicar confiança e respeito ao espaço do outro, revelando segurança no relacionamento. Por conta disso, ambos optam por preservar a independência.
De frente um para o outro sem se tocar
Representa a busca por intimidade, existindo o desejo de estar perto e de observar o par. Mas também pode indicar que sabem respeitar o espaço alheio e tendem a sentir menos ciúmes.
Entrelaçados
É sinal de desejo e uma paixão forte. Mais comum no início dos relacionamentos, essa posição geralmente ocorre após o sexo.
De conchinha
A pessoa que abraça tende a guiar e proteger o outro e o abraçado se sente confiante e confortável. Na maioria das vez, representa a harmonia entre o casal. Porém, por outro lado, também pode indicar a existência de insegurança no relacionamento, como uma tentativa de segurar o outro.
Abraçados com a cabeça sobre o peito
Revela comprometimento, amor e carinho entre o casal. Segundo a pesquisa, aquele que busca abrigo no ombro do outro demonstra profundo afeto pelo parceiro.
E você, que posições para dormir a dois costuma utilizar? Conte para a gente! Também aproveite para compartilhar o artigo com o seu amor.