Uma doença atópica é provocada por uma reação alérgica causada pela ativação da imunoglobulina E, que são estimuladas quando entram em ação com agentes inofensivos para a maioria das pessoas, como pólen, mofo, pêlos de animais e ácaros.
Alguns exemplos de doenças atópicas incluem asma, conjuntivite alérgica, urticária e dermatite atópica.
Na maioria das vezes, além do paciente, mais alguém na família sofre com as alergias da mesma maneira. Elas devem ser controladas com o uso de anti-histamínicos e evitar ao máximo o contato com o agente causador da reação alérgica. Se isto não for possível, existem injeções que aliviam as crises alérgicas, em alguns casos chegam até a eliminar.
Os sintomas mais comuns de uma reação alérgica, doença atópica são: tosse, espirros, vermelhidão e coceira na pele e olhos. O melhor a fazer na presença destes sintomas é procurar um médico especialista.
Uma doença atópica comum que atinge muitas pessoas é a dermatite atópica, entenda um pouco mais sobre esta alergia.
Entenda a dermatite atópica (doença atópica)
A dermatite atópica é uma doença crônica que provoca inflamações na pele, causando aparecimento de lesões e coceira. Em média, 30% das pessoas com dermatite atópica sofrem de asma e rinite alérgica e 15% têm surtos de urticária.
Os agentes responsáveis por a reatividade cutânea aumentada não são totalmente conhecidos. Somente sabe-se que fatores genéticos, imunológicos e não-imunológicos podem contribuir para o aparecimento desta doença atópica.
Seus principais desencadeantes são alimentos como leite, ovo, soja, trigo, amendoim, peixes e frutos do mar. Fatores ambientais como os ácaros, fungos, animais e pólen. Contato com lã, sabão, detergente, amaciaste de tecido, solventes e produtos de limpeza. Infecções e fatores emocionais também podem desencadear esta doença atópica.
A pessoa que sofre de dermatite atópica sente uma intensa coceira pelo corpo. Lesões como eritema ( vermelhidão), edema ( inchaço), exsudação (secreção de pele), crostas e descamarão, pele ressecada e manchas brancas também são frequentes. Os lugares mais comuns afetados são punhos, parte anterior dos braços e posterior das pernas.
Não existe uma cura definitiva para doença atópica, o objetivo do tratamento é o controle da alergia. O tratamento é orientado para diminuir os sintomas e a reação inflamatória, tentando reconhecer e assim afastando e excluindo os agentes que agravam o quadro da doença.
No entanto, é muito importante que haja uma hidratação cutânea no tratamento. Os produtos que podem ser utilizados incluem: antiinflamatórios ( cremes ou pomadas de corticosteróide), anti-histamínicos por via oral, para controlar a coceira no corpo e diminuir as erupções na pele.
No vídeo abaixo você encontra mais explicações, sintomas e tratamentos sobre a dermatite atópica:
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Alergia ao pólen: entenda porque acontece
Entenda a relação entre alergia e depressão
Alergia a gato ou cachorro: entenda por que acontece
Saiba mais sobre os sintomas de alergia
Alergia alimentar: sintomas, causas e tratamento
Alergia na pele: sintomas, causas e tratamento
Alergia a medicamentos: entenda porque acontece e o que fazer