A gastroenterite é uma infecção digestiva que causa inflamação das mucosas estomacais e intestinais. Ele costuma ocorrer no verão, em locais que não possuem tratamento de água ou redes de esgoto ou água encanada. Sua transmissão ocorre principalmente através de alimentos são mal lavados ou que ficam muito tempo fora da geladeira.
Causas da gastroenterite
A gastroenterite pode ser causada por bactérias, vírus ou parasitas transmitidos pelo ar. Esta doença também pode ser causada por intoxicação alimentar ou através do contato das mão infectadas com a boca.
Sintomas da gastroenterite
Os principais sintomas da gastroenterite são: febre, diarreia, vômitos, perda de peso e desidratação. Em alguns casos, ela pode provocar dores de cabeça e nos músculos.
7 dicas para evitar a gastroenterite
Para evitar a gastroenterite, não tem mistério. Basta adotar alguns hábitos de higiene, tais como:
1) Lavar-se bem as mãos com sabão e água corrente, especialmente quando você chegar em casa e quando você for comer o que quer que seja.
2) Evitar compartilhar com outras pessoas copos e outros objetos pessoais que entrem em contato com a boca.
3) Lavar bem, com sabão e água corrente, todos os utensílios de cozinha.
4) Prestar atenção na temperatura da geladeira. O aconselhado é que você mantenha-a a partir de 4°C. Já o congelador deve ser mantido com temperatura a partir de -17°C.
5) Optar por alimentos frescos, bem lavados e cozidos na mesma hora que forem ingeridos. Evitar comer em lugares onde você não sabe de onde vêm os alimentos. Além disso, lembre-se de sempre olhar o prazo de valide dos alimentos. Pode parecer óbvio, mas é muito importante não consumir alimentos fora do prazo de validade para evitar uma intoxicação alimentar.
6) Beber somente água mineral natural ou água que você tenha certeza de que foi devidamente tratada.
7) Utilizar um termômetro de cozinha para a preparação de carnes. Isso permite que você tenha certeza de que os alimentos foram bem cozidos. Normalmente, a carne de boi deve ser cozida em temperatura média de 70°. Já as carnes de aves, em torno de 80°. Quanto ao peixe, é indicado que você o prepare com temperatura a partir de 60°. Além disso, as carnes não devem ser conservadas por um período maior do que 2 dias.
Não perca o vídeo abaixo falando sobre alguns cuidados para evitar a gastroenterite:
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Confira dicas de dieta para gastroenterite
Gastrite: como identificar os sintomas
10 cuidados de higiene para ficar menos doente
Bolsas de mulheres tem mais bactérias do que sanitários públicos