Cabelos

Saiba se o seu cabelo precisa de hidratação ou cauterização

Por Redação Doutíssima 17/06/2014

Você consegue identificar se o seu cabelo precisa de hidratação ou cauterização? Para responder a esta pergunta, você precisa primeiro saber diferenciar cada tratamento e entender quais benefícios tem cada um deles.

Escolha entre hidratação ou cauterização

Hidratação ou cauterização: qual será a sua necessidade? A hidratação é a técnica de aplicar cremes nos cabelos, com o objetivo de mantê-los macios, nutridos, fortes e brilhantes. Por outro lado, a cauterização preocupa-se com a reconstrução dos cabelos e é perfeita para cabelos danificados por procedimentos químicos ou técnicas inapropriadas de alisamento.

Hidratação é a técnica que aplica cremes nos cabelos para mantê-los macios. Foto: Shutterstock

Hidratação é a técnica que aplica cremes nos cabelos para mantê-los macios. Foto: Shutterstock

No entanto, quem faz cauterização pode fazer hidratação tranquilamente ou vice-versa. Os dois tratamentos se complementam e o recomendável é que seja exatamente assim. Optar por hidratação ou cauterização dependerá da necessidade de seu cabelo.

Quando fazer a cauterização

A cauterização capilar é um tratamento profundo que pode ser feito independente do tipo de cabelo. Ela é indicada antes das químicas, descoloração ou relaxamento. Sua aplicação deixa os cabelos saudáveis e resistentes e sem a perda de nutrientes.

A necessidade costuma ocorrer após o cabelo passar por processos em salões, ou até mesmo pela exposição ao sol excessiva, ajudando a recuperar as madeixas. É excelente para cabelos secos, quebrados e com pontas duplas, bem como para cabelos oleosos e com caspa. Nestes casos, o produto deve ser aplicado cerca de dois centímetros do couro cabeludo.

Os efeitos da cauterização duram em média de 30 a 45 dias e o procedimento não deve ser feito mais do que o necessário, pois contém uma grande concentração de queratina, a qual deixa os cabelos rígidos e os fios com um aspecto grosso e áspero.

Quando fazer a hidratação

A hidratação atua como um complemento à cauterização ou para uma pós-coloração em tratamento de brilho. Existem diversos tipos de hidratação: para brilho, para maciez, para a proteção da cor, entre outras. Para estes casos, seja hidratação ou cauterização, ambos são tratamentos capilares benéficos para manter os fios saudáveis.

Saiba que não há qualquer contraindicação para hidratações capilares e seus efeitos duram em média de cinco a sete dias. A aplicação é simples: basta lavar os cabelos normalmente e, em seguida, aplicar a máscara, deixar agir por alguns minutos e enxaguar. Quanto à frequência, a hidratação deve ser realizada até a total recuperação das madeixas.

Cuide de seus cabelos

Assim como a pele precisa ser hidratada, o mesmo acontece com o cabelo, cuja frequência ajuda a mantê-lo mais forte e saudável. Sobretudo, devem ser hidratados semanalmente cabelos sensibilizados, secos ou danificados por qualquer tipo de processo químico até a sua completa recuperação.

Após, o procedimento pode ser feito duas vezes por mês. Já cabelos normais ou oleosos também podem ter benefícios com a hidratação e necessitam de hidratação a cada 20 dias, usando os produtos apropriados.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a hidratação ou cauterização, fica mais fácil escolher. Lembre-se, independente de escolher pela hidratação ou cauterização, que ter o cabelo saudável, bonito e bem hidratado é um processo contínuo, demorado, que demanda paciência e investimento em bons produtos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais

 

15 Penteados de cabelos presos para combater o calor

O segredo dos cabelos de Kim Kardashian

7 cortes de cabelo para rosto oval

Dê adeus aos cabelos volumosos com esses truques

Dicas para fazer o babyliss em casa

6 Cuidados especiais para cabelos longos