Clínica Geral

Cirurgia de miopia: entenda como acontece a operação para corrigir a visão

Por Redação Doutíssima 12/06/2014

A quantidade de pessoas que usam óculos ou lentes de contato por sofrerem de miopia aumenta a cada dia, sendo quase unânime o desejo de livrar-se de vez do incômodo que é usá-los, seja os óculos, pela questão estética, seja as lentes, pela manutenção e cuidados que exigem do seu usuário. Em virtude disto, muitas destas pessoas acabam optando pela cirurgia de miopia para corrigir o problema de visão.

Como é feita a cirurgia de miopia

Por meio da cirurgia de miopia, o cirurgião modela a córnea do paciente, de forma que ela fique mais plana e que a imagem se forme exatamente sobre a retina, e não antes, sendo que a miopia é causada justamente pelo foco da imagem se formar antes de chegar à retina.

cirurgia de miopia

Cirurgia de miopia é uma questão mais estética do que uma necessidade de saúde. Foto: Shutterstock

De acordo com a oftalmologista Fernanda Taicher, miopia é uma doença e a sua cirurgia é para corrigir o grau ou diminuí-lo. “A pessoa que faz uma cirurgia de miopia nunca terá certeza que ela não voltará. Por isto, só deve ser levado à cirurgia aquele paciente que já tem o mesmo grau há determinado tempo. Com isto, espera-se que não aumente de novo, mas isto não é livrar-se dos óculos totalmente para toda a vida, apesar de que a grande maioria dos casos livra-se por muitos e muitos anos”, afirma.

Ela ainda reitera o fato de que nunca há a necessidade de se fazer uma cirurgia de miopia. “O que há é geralmente a possibilidade de fazê-la. Isto é uma opção, e boa, que o míope tem de diminuir o seu problema e não precisar usar óculos ou lentes de contato”, explica.

Quanto às contraindicações, Fernanda explica que elas dependem sempre de uma avaliação oftalmológica completa prévia e específica, pois outras doenças existentes ou até mesmo a presença de córneas muito finas poderão mostrar que é melhor não se fazer uma cirurgia de miopia.

O paciente que se submete à cirurgia de miopia poderá livrar-se do uso de seus óculos ou lentes de contato e viver mais confortavelmente no que se refere à esportes, maquiagem, desconforto no nariz e orelhas. Inevitavelmente, o indivíduo poderá precisar, em algumas ocasiões, de um óculos em grau menor, caso seu problema não possa ser totalmente eliminado.

Técnicas de cirurgia de miopia

Existem duas técnicas utilizadas para a realização de cirurgia de miopia: a PRK também chamada de técnica de superfície ou Lasek, e a técnica Lasik. Na técnica PRK, o epitélio (superfície) da córnea é raspado e o laser é aplicado diretamente nele.

O pós-operatório deste tipo de cirurgia de miopia pode ser dolorido nos primeiros dois ou três dias e a visão tem uma recuperação visual lenta. Além disto, neste período é colocada uma lente de contato terapêutica que fica no olho por três a cinco dias.

Já na técnica Lasik é feito um corte na superfície da córnea para afastar a película. Então o laser é aplicado internamente e a película reposicionada. O pós-operatório é indolor e a recuperação visual mais rápida. A longo prazo o resultado é similar nas duas técnicas.

Sobre a miopia

A miopia é caracterizada pelo aumento da distância do vértice da córnea até a retina, ou seja, é o aumento do comprimento do olho.

Com isto, o míope tem um olho maior, o que faz com que os raios luminosos não cheguem à retina, que é a lente natural que temos nos olhos, e o problema básico do míope seja a dificuldade visual para longe, o que acaba sendo corrigido com o uso de óculos ou de lentes de contato.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Síndrome do olho seco: entenda o que é e como funciona o tratamento

Lidando com a perda de visão

Miopia: entenda o que é e como tratar

Pare de comer diante da televisão! Refeições com família melhora o convívio social

Mal uso de lentes de contato podem causar úlcera de córnea

Conheça os perigos de usar óculos de sol falsificados

Mito ou verdade: ler no ônibus ou carro descola a retina