As frutas produzem efeitos diferentes no corpo, de acordo com o momento em que você as ingere. É altamente recomendável uma refeições com frutas, antes e mesmo durante o almoço, por exemplo. Assim, a ingestão de suas fibras contribui para o emagrecimento, prolongando a sensação mais rápida de saciedade e ajudando a evitar os exageros nas demais refeições do dia.
Fazer refeições com frutas no lanche da manhã e da tarde também é benéfico à saúde, já que o alimento é a melhor escolha para quem gosta de beliscar entre um prato e o outro e quero evitar comidas industrializadas.
Benefícios das refeições com frutas
Um benefício importante das refeições com frutas aparece durante a digestão. Este tipo de alimento possui o mais alto teor de água, que varia entre 80% a 90% da sua composição. Assim, ao consumir frutas, o organismo aumenta sua capacidade de funcionamento, já que o processo de eliminação de resíduos tóxicos é acentuado.
Uma boa opção para quem deseja incrementar suas refeições com frutas é a maçã. Esta fruta toma posse dos ácidos biliares, de forma a evitar que eles retornem ao fígado, o qual, por sua vez, precisa de gordura para trabalhar e a retira do sangue, reduzindo o colesterol.
Adotar, eventualmente, refeições com frutas também representa uma excelente alternativa para quem precisa reduzir o consumo de doces, os quais costumam ser mais calóricos e prejudiciais à saúde. Dessa forma, as refeições com frutas ajudam a manter uma dieta balanceada.
Escolhendo as frutas
Para incrementar suas refeições com frutas, procure dar preferência aos frutos orgânicos, frescos e de baixas calorias. Há muitas opções saudáveis, como a mexerica (em algumas regiões conhecida como bergamota), as frutas vermelhas, a banana, a laranja, o damasco seco e a goiaba. Outra dica importante se refere ao controle da quantidade consumida, regulando bem as porções.
Mesmo aqueles que não desejam fazer uma refeição apenas com frutas podem usufruir de vários de seus benefícios. Para isto, basta utilizá-las como complemento, incrementando os pratos.
Quem nunca aproveitou uma bela feijoada acompanhada por laranjas? Este fruto colabora com a liberação de suco gástrico no estômago, facilitando a digestão dos alimentos. Outra dobradinha comum é o abacaxi com carne, que causa uma sensação de conforto. Já a maionese com maçã reduz a capacidade de oxidação do colesterol, impedindo que a gordura se fixe na parede das artérias. Menos saudável, já que envolve muitas gorduras e calorias, a banana à milanesa é opção, especialmente, para quem precisa de muita comida para se sentir saciado.
Demora na digestão
Fique alerta! Nem sempre refeições com frutas podem ser benéficas à digestão. Isto porque muitos frutos permaneçam mais tempo no estômago, criando inchaço e desconforto. Algumas frutas podem levar até 20 minutos para serem digeridas e passarem pelo intestino delgado, onde ocorre a absorção da maioria dos nutrientes. Porém, quando consumidas após as refeições, especialmente, as frutas com alto valor proteico levam muito mais tempo para serem digeridas. O segredo está em realizar a escolha correta para aproveitar ao máximo os benefícios das frutas.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal
Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso
Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso
Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido
Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva
DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso
Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone
Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso
Metade da população de São Paulo está acima do peso
Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?
8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso