Além do emagrecimento, outro fator que leva muitas pessoas a procurar uma academia é a definição muscular. Pode parecer fácil, mas, muitas vezes, definir um determinado método é mais difícil do que perder alguns quilos. Uma forma que se mostra eficiente para definir a musculatura é o crossfit.
Crossfit visa força e condicionamento
O crossfit é um programa de treinamento de força e condicionamento, que proporciona um treino funcional que com fácil adaptação do corpo e, por isso, pode ser feito por pessoas de qualquer idade, independente do seu nível físico.
Crossfit é treino de elite
O crossfit é o principal programa de força e condicionamento físico de muitas academias de polícia americanas e de equipes de operações táticas militares, unidades de operações especiais, campeões de artes marciais e centenas de outros atletas de elite e profissionais em todo o mundo.
A modalidade mistura ginástica, levantamento de peso e atletismo, o que o torna um treinamento completo por vários fatores.
Como é uma aula de crossfit?
Se você estiver interessado em praticar o crossfit, em muitas academias, é possível experimentar uma aula gratuitamente. Geralmente, as aulas são ministradas através de alguns princípios:
– Alta intensidade: o treinamento do crossfit possui um conjunto de atividades pesadas e, por vezes, exaustivas. As sequências de saltos, levantamento de peso, agachamentos e outros movimentos, podem ser sugar um pouco mais de energia no começo. Vale lembrar que todos os movimentos são adaptados dependendo do condicionamento físico de cada pessoa.
– Curtos intervalos: como o objetivo é manter uma intensidade elevada durante o treino, as pausas entre os exercícios são mais curtas, o que promove a elevação crescente da fadiga. E é assim que o crossfit, além de definir a musculatura, também pode ajudar a perder algum peso. Desde que, por óbvio, sejam adotados hábitos alimentares saudáveis.
– Trabalho dos grupos musculares: o crossfit trabalha com todos os grupos musculares. Mas aqui não existem séries fixas como na musculação: em cada treino é trabalhado certo grupo muscular. Já no dia seguinte, se trabalha outro.
– Treinos de curta duração: por ser um treino de lata intensidade, o crossfit tem a duração, segundo o método original, de apenas 20 minutos. Diversos estudos defendem que as sessões de exercícios precisam ser curtas, para que se possa aumentar a liberação do GH e da testosterona e minimizar a produção de cortisol.
Isso porque alguns estudos indicam que se estas sessões fossem prolongadas, não haveria a liberação do GH e da testosterona e não minimizaria o efeito de cortisol. Assim, o crossfit não teria tantos benefícios no ganho de massa muscular e na queima de gordura.
Benefícios do crossfit
Com o crossfit é possível ter inúmeros benefícios, além da definição dos músculos, como melhora na resistência cardiorrespiratória e aumento da flexibilidade. Confira outras de suas vantagens:
– Os exercícios são feitos em grupo. Há sempre aquela sensação de trabalho em equipe e camaradagem;
– Você poderá acompanhar o seu progresso e consegue manter o controle deste progresso;
– O crossfit é baseado em resultados de uma boa resistência muscular. Com ele o seu corpo estará preparado para praticamente qualquer situação atlética, depois de alguns meses de treinamento;
– Os exercícios de crossfit favorecem habilidades físicas como resistência cardiovascular e respiratória, força, flexibilidade, potência, velocidade, agilidade, equilíbrio, coordenação e precisão.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Crossfit: rompa seus próprios limites
3 exercícios simples de fazer em casa e perder a barriga
Quais esportes queimam mais calorias?
Aparelhos de musculação: aprenda o nome e funções de cada um
Como tratar um estiramento muscular?
Lesões do joelho no esporte: ortopedista explica tudo o que você precisa saber