Nos últimos anos, o mundo fitness sofreu grandes transformações. As pessoas passaram a se conscientizar que a atividade física é fundamental para a saúde. Por isso, várias modalidades surgiram para atender a este público crescente e com objetivos e estilo de vida diferentes. O treinamento funcional é uma destas modalidades que vem a cada dia conquistando mais adeptos.
Treinamento funcional é simples e prático
As pessoas buscam o treinamento funcional por ser mais simples e prático do que outras modalidades. O melhor é que os exercícios trabalham o corpo todo e não cada grupo muscular, como é o caso da musculação. Além disso, o treinamento funcional aumenta a musculatura, a flexibilidade, a coordenação, o equilíbrio e a capacidade respiratória.
Como funciona o treinamento funcional
A grande diferença de outros tipos de modalidade fitness é que o treinamento funcional trabalha com movimentos naturais do corpo, como agachar, empurrar, girar, pular e correr.
Por isso, os exercícios são feitos com o peso do próprio corpo e, à medida que a pessoa vai ganhando um melhor condicionamento físico, pode incorporar outros acessórios, como pesos ou bola.
Todas estas condições levam o treinamento funcional a ser recomendado para pessoas de qualquer idade. Mas antes de começar, procure um médico para avaliar a sua condição física.
Exercícios do treinamento funcional
Confira alguns exercícios que fazem parte do treinamento funcional e como cada movimento trabalha:
1. Flexão: em posição de prancha, coloque os polegares e dedos indicadores juntos em um triângulo reto no chão, bem na altura do seu peito. Com as pernas estendidas para trás e apoiando-se em seus dedos, contraia os músculos abdominais e, lentamente, dobre os cotovelos.
Procure deixar o corpo reto durante o movimento. Em seguida, suba até que seus braços estejam totalmente estendidos. Se uma flexão completa é muito difícil, tente fazê-la de joelhos. Faça repetições de 30 segundo a um minuto.
2. Agachamento: fique em pé com os braços ao lado do corpo. Inspire, coloque os braços para frente, contraia os músculos abdominais e faça um agachamento, como se fosse sentar em uma cadeira.
O ideal para este movimento de treinamento funcional é que as coxas fiquem quase paralelas ao chão. Então, expire e, lentamente, estique as pernas e volte para a posição inicial. Faça o exercício por um total de 30 segundos até um minuto.
3. Subindo escadas: este exercício do treinamento funcional é uma ótima forma de fortalecer os músculos. Para isso você vai precisar de uma escada. Lentamente, coloque o pé direito em um degrau, dê uma pausa e suba o pé direito. Segure em um corrimão se necessário. Então, lentamente, volte com o pé direito primeiro, depois os esquerdo. Faça repetições de 30 segundo a um minuto.
4. Remando: para este movimento, você vai precisar de uma faixa elástica, que é encontrada facilmente em lojas de artigos esportivos. Sente-se no chão com as pernas estendidas e os joelhos levemente dobrados. Coloque a faixa elástica em torno dos arcos dos pés e segure as alças, uma em cada mão com as palmas voltadas para você.
Durante todo o movimento, mantenha os cotovelos próximos ao corpo. Em seguida, inspire e lentamente estique os cotovelos, e depois volte à posição inicial. Faça repetições de 30 segundo a um minuto.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Exercícios em casa: treino de tríceps
Zumba step: mistura de dança e esporte contra os quilinhos indesejados
Ballet Fitness: conheça a nova febre das academias
Saiba tudo sobre o ballet fitness e malhe com classe
3 Exercícios simples para fazer em casa e perder a barriga
Os melhores exercícios abdominais para se fazer em casa
Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso
Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva