A pele oleosa é um dos tipos mais vulneráveis e os cuidados com a pele oleosa são os mais exigentes, a começar pela higiene, seguida pela hidratação e finalizando com a proteção solar.
Todos os tipos de pele, ainda que possuam características diferenciadas, exigem procedimentos básicos para uma manutenção saudável. O que diferencia os cuidados com a pele oleosa é a intensidade da atenção que este tipo de pele requer.
Outra das peculiaridades dos cuidados com a pele oleosa está nos produtos utilizados para sua manutenção e, em algumas vezes, na forma como o procedimento deve ocorrer.
Cuidados com a pele oleosa
Alguns cuidados com a pele oleosa podem facilitar a sua vida. A higiene deve ser feita diariamente, utilizando sabonetes líquidos, em barra ou líquidos, que possuam em sua fórmula agentes removedores de oleosidade da pele e o ácido salicílico. Estes agentes diminuem a formação de cravos e espinhas. Também deve haver um equilíbrio quanto à limpeza da pele, cuja lavagem em excesso poderá desencadear uma produção maior de gordura na pele.
Fazer uma esfoliação semanal também é recomendado. Isso ajuda a tirar a pele morta e o excesso de óleo que, por vezes, só o sabonete não dá conta. Produtos com fragrâncias devem ser evitados, porque podem contribuir para irritações. Os cuidados com a pele oleosa devem partir do uso de agentes que auxiliem a renovação de celular (ácido salicílico). No caso de acnes, você deve procurar um dermatologista que lhe prescreverá o tratamento correto e medicação via oral.
Hidratação da pele oleosa
A hidratação também está inclusa entre os cuidados com a pele oleosa. É preciso encontrar um equilíbrio da pele oleosa, principalmente quanto às agressões externas ou relacionadas a tratamentos específicos para acne, que podem ressecá-la. Uma dica envolvendo estes cuidados com a pele oleosa refere-se à escolha de hidratantes que não contenham óleo, obstruam os poros ou que provoquem cravos.
Prefira hidratantes do tipo loção, emulsão ou gel-creme, com textura mais leve e suave do que os cremes concentrados. Os hidratantes não devem ter fragrância. Isso ajuda a evitar a sensibilização da pele, especialmente em casos em que ocorra tratamento para a acne.
São geralmente indicados os hidratantes compostos por ácido salicílico, que evitam a formação de cravos e que, combinados com filtro solar, agem contra o aparecimento de espinhas.
Fotoproteção
Entre os cuidados com a pele oleosa, é imprescindível o uso do filtro solar, independente do clima, faça chuva ou faça sol. Uma particularidade da pele oleosa é achar um protetor solar adequado, um produto que aguente firme o dia todo sem deixar o rosto com aspecto luminoso ou escorregadio.
É fato que a radiação ultravioleta dos tipos A e B podem provocar queimaduras, além da redução das defesas naturais e imunológicas da pele, ocasionando o envelhecimento precoce e até mesmo o câncer da pele.
Diante de tudo isso, sabe-se que, para evitar problemas, é fundamental o uso do filtro solar com fator de proteção recomendado por um especialista da pele, o dermatologista.
Ainda com relação aos protetores, existem inúmeras ofertas disponíveis para este tipo de pele em específico. Uma vez que você conheça os cuidados com a pele oleosa, poderá tomar medidas preventivas de doenças da pele em geral.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Como fazer limpeza de rosto caseira
Estresse pode causar acne saiba mais
Quais são os melhores exercícios para gravidez
Tratamento: como remover manchas de pele
Como cuidar da pele e controlar os desejos durante a gravidez?