Dica do Nutricionista

Exame de bioimpedância: saiba quanto de massa gorda você tem

Por Redação Doutíssima 06/06/2014

Perder alguns quilinhos extras é o desejo da grande maioria da população. No entanto, antes de iniciar uma dieta ou de escolher uma atividade física, é necessário conhecer a sua composição corporal para que os resultados obtidos sejam saudáveis e de acordo com o metabolismo de cada indivíduo.

O exame de bioimpedância é um método capaz de realizar a avaliação da composição corporal, diagnosticando a quantidade de água, músculo ou gordura no corpo. Com base no exame de bioimpedância, é possível combater o que está em excesso, atuando pontualmente onde for necessário, na busca pelo equilíbrio corporal.

Um dos benefícios do exame de bioimpedância é o diagnóstico de obesidade. Foto: Shutterstock

Um dos benefícios do exame de bioimpedância é o diagnóstico de obesidade. Foto: Shutterstock

Além de calcular a gordura corporal, o exame de bioimpedância propicia a medição de outros fatores, como a taxa metabólica basal, que é a quantidade calórica mínima necessária para que o corpo se mantenha com funcionamento e temperatura normais.

O exame também pode medir a relação cintura/quadril do indivíduo, sendo que isto indica o possível acúmulo de gordura na região. O exame não é invasivo, tem curta duração e não provoca dores.

Como é feito o exame de bioimpedância

O método utilizado para o exame de bioimpedância se baseia na passagem de uma corrente elétrica de baixa amplitude e alta frequência, que incide pelo corpo por meio de dois pares de eletrodos e de adesivos colocados na mão e no pé direito da pessoa examinada.

Antes da realização do procedimento, o indivíduo deve cumprir com algumas recomendações. Entre elas, ingerir no mínimo dois litros de água no dia anterior ao exame, não fazer exercícios físicos ou sauna nas oito horas que antecedam ao exame, não tomar café ou ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evitar o uso de medicamentos diuréticos no dia que antecede a realização do procedimento.

O exame não deve ser feito para mulheres que estejam no período menstrual ou pré-menstrual, em gestantes e em pessoas com marca-passo.

Os valores da composição corporal serão calculados ao determinar a quantidade certa de cada fator e, a partir disto, o nutricionista poderá elaborar um cardápio adequado ao paciente, indicando alterações que devam ser feitas e quais atividades físicas o ajudarão na busca pelo equilíbrio e qualidade de vida.

Benefícios do exame

Por meio do exame de bioimpedância, o especialista consegue identificar de forma contundente os quatro componentes principais da composição corporal do indivíduo. O método ainda obtém a proporção entre o peso, a massa de músculo esquelético e a massa de gordura, o que permite uma visualização mais fácil do equilíbrio entre estes valores.

Outro benefício da bioimpedância é o diagnóstico de obesidade. O exame revela a obesidade oculta, pois o IMC (Índice de Massa Corporal) não reflete corretamente a obesidade.

O exame de bioimpedância também mostra a massa magra de cada segmento do corpo, de uma maneira fácil de identificar o correto desenvolvimento muscular de cada membro e do tronco, assim como possíveis desequilíbrios entre eles. Ele também traça o peso ideal, com base em sua altura, de forma a salientar o que está faltando ou sobrando na sua massa corporal.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite