A hipercalemia é uma doença que se desenvolve no sangue. Essa doença é caracterizada pela grande quantidade de potássio no sangue que gera sintomas como dificuldade em respirar e desmaio. Assim que detectada, é preciso chamar por auxílio médico pois a hipercalemia é uma doença séria que pode ser fatal. Um médico pode identificar a doença através do exame de sangue quando a concentração de potássio sérico é superior a 5.5 mmol/L (mEq/L). Quando a concentração está acima de 6.5 mmol/L (mEq/L) o estado do paciente é considerado crítico.
As causas da hipercalemia
A hipercalcemia ocorre quando o nível de potássio na corrente sanguínea está acima do normal. Esse problema pode estar relacionado à um aumento total no nível de potássio no corpo do paciente ou ao excesso de liberação de potássio das células na corrente sanguínea. O potássio é uma substância relacionada à regulação dos tecidos musculares e faz parte da digestão e do metabolismo, além da manutenção do equilíbrio entre os muitos processos elétricos e químicos do corpo, chamado de homeostase.
O potássio pode se acumular no corpo devido à um problema nos rins. Esse órgão é naturalmente responsável pela remoção do excesso de potássio do corpo. Na maioria dos casos de pacientes que sofrem com hipercalemia, eles sofrem igualmente de distúrbios que reduzem a capacidade dos rins de eliminar o potássio. Nesse tipo de quadro clínico, a doença leva à problemas como insuficiência renal aguda, insuficiência renal crônica, glomerulonefrite, uropatia obstrutiva e rejeição à um rim transplantado
Outra possível causa da hipercalemia é a falta do hormônio aldosterona no corpo. Esse hormônio é responsável por regular a remoção de sódio e potássio pelo rim. Sua falta pode resultar em hipercalcemia com um aumento total de potássio no corpo.
Alguns medicamentos também podem causar hipercalemia, principalmente os que afetam o funcionamento dos rins, como diuréticos poupadores de potássio ou os suplementos de potássio.
Sintomas e tratamento da hipercalemia
A hipercalemia não manifesta sintomas muito perceptíveis. A maioria dos pacientes vai ter a doença identificada por meio de exame de sangue. Contudo, alguns possíveis sintomas relacionados à doença são batimentos cardíacos irregulares, náusea e pulsação lenta ou fraca.
Quanto ao tratamento da doença, seu objetivo maior é proteger o corpo dos efeitos da hipercalcemia. O tratamento pode incluir medicamentos diuréticos para eliminar o potássio; hemodiálise, para reduzir os níveis totais de potássio do corpo; cálcio, para tratar os efeitos da doença sobre os músculos e o coração; glicose, insulina e bicarbonato de sódio.
Saiba mais:
Dermatose: sintomas, causas e tratamento
Angioma: sintomas, causas e tratamento
Fibrilação atrial: reconheça os sintomas
Talassemia: sintomas, causas e tratamento
Trombose: sintomas, causas e tratamento