Uma pessoa pode sentir ao longo do dia sintomas comuns provocados por algum tipo de alergia. Em alguns casos pode se tornar algo ainda mais grave, como os ataques de asma. Os sintomas de alergia podem variar em cada paciente individualmente.
Você deve consultar com seu médico se notar os primeiros sinais de alergia já que só o seu médico pode fornecer um diagnóstico correto dos sintomas com precisão.
Os sintomas de alergia
Os sintomas de alergia são geralmente conhecidos:
- Espirros, muitas vezes acompanhado por nariz escorrendo ou entupido.
- Tosse e gotejamento pós-nasal.
- Ardor nos olhos, nariz e garganta.
- Olheiras alérgicas (círculos escuros sob os olhos causada por aumento do fluxo sanguíneo perto dos seio facial)
- A “saudação alérgica” (o esfregar continuamente o nariz que faz com que uma marca de vinco fique no nariz)
- Olhos lacrimejantes
- Conjuntivite (inflamação da membrana que reveste as pálpebras que faz com que os olhos fiquem vermelhos, inchados, duros e pálpebros).
Os sintomas de alergia, muitas vezes se assemelham a um resfriado. Os sintomas incluem um corrimento nasal, coceira nos olhos, dores de cabeça e dor do seio nasal. Normalmente não a febre.
É importante consultar um médico sobre quaisquer sintomas respiratórios com duração superior a uma semana ou duas. O seu médico será capaz de reconhecer ou não os sintomas de alergia.
Processo alérgico
Antes de entendermos como ocorre o processo alérgico, é interessante entendermos que a imunoglobulina é uma proteína de grande importância ao organismo humano, pois é ela que inicia o processo de defesa contra a invasão de micro-organismos e infecções.
Ela percorre o organismo através da circulação sanguínea e reage imediatamente contra o agente invasor assim que o identifica. Esta identificação se dá através do linfócito de memória, e este, pode ficar no organismo durante toda a vida.
Durante seu ataque ao antígeno (corpo estranho), o anticorpo se fixa a ele promovendo a liberação de histamina, responsável pelos sintomas alérgicos.
A histamina é liberada pelos linfócitos na região onde se encontra o corpo estranho e também em outras regiões onde não há sua presença. Este processo leva a formação de vários edemas pelo corpo e pode tornar-se extremamente perigoso dependendo de sua localização.
A especialidade médica que estuda as doenças relacionadas aos processos alérgicos é a alergologia. Esta especialidade está estreitamente relacionada com a imunologia, dermatologia e pneumologia.
Esta relação é muito importante, uma vez que os processos alérgicos estão ligados ao sistema imunológico e se manifestam freqüentemente na pela e no sistema respiratório.
Saiba Mais
Saiba identificar os sintomas de alergia ao sol
Alergia na pele: sintomas, causas e tratamento
Alergia alimentar: sintomas, causas e tratamento
Alergia respiratória: sintomas, causas e tratamento
Alergia nos olhos: entenda porque acontece