O que é a dermatite alérgica?
A dermatite alérgica é uma alergia causada devido ao contato da nossa pele com alguma substância que provoca irritação, por exemplo sabão, cosméticos, bijuterias, etc.
Causas
A dermatite alérgica ocorre quando a pele entra em contato direto com alguma substância irritante ou alérgena. As reações causadas por ela variam de pessoa para pessoa e podem piorar com o passar do tempo. Por isso, é importante seguir um tratamento para aliviar os sintomas. Vale lembrar que pessoas que sofreram algum tipo de alergia possuem mais chances de ter a dermatite alérgica.
As substâncias mais comuns causadoras das reações alérgicas são: derivados de borracha, látex, tecidos, picada de insetos, sabão e detergente, cosméticos, níquel ou outros metais, solventes, perfumes, antibióticos, etc.
Normalmente a reação alérgica não se dá imediatamente, podendo esta surgir de 24 a 48 horas após a exposição ao agente alérgeno.
Sintomas
A dermatite alérgica pode causar diversos sintomas como vermelhidão e sensibilidade na região afetada, coceira, inchaço, sensação de queimação e em alguns casos bolhas e até encrostação da pele.
Diagnóstico
O diagnóstico da dermatite alérgica requer uma avaliação detalhada, onde o especialista se baseia no relato do paciente em relação ao seu histórico de reações alérgicas e é claro, na aparência da pele. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, esse teste é feito em três etapas: na primeira são colados alguns adesivos com a substância alérgena na pele do paciente, depois de 48 horas, esses adesivos são retirados para verificar se a pele sofreu alguma reação.
A terceira etapa é feita por volta de dois dias depois para verificar se houve alguma reação retardada.
Outros testes como a biópsia de lesão da pele também podem ser necessários para descobrir o agente causador da alergia.
Tratamento da dermatite alérgica
A principal coisa a se fazer no tratamento da dermatite alérgica é evitar contato com o agente causador da alergia. Para aliviar os sintomas da inflamação da pele, o médico pode pode receitar medicamentos à base de corticóides tópicos ou sistêmicos; tudo depende da grau da inflamação.
Além disso, o paciente deve lavar as mãos com bastante água durante o dia para eliminar quaisquer traços do agente alérgeno. O médico também pode recomendar compressas para aliviar os sintomas.
Prevenção da dermatite alérgica
Depois do diagnóstico da dermatite alérgica, a melhor maneira de prevenir-se contra ela é evitar contato com a substância que provoca a reação alérgica. é fundamental utilizar luvas protetoras ou outros acessórios como roupas e sapatos apropriados.
Saiba mais:
Dermatite de contato: sintomas, causas e tratamento
Dermatose: sintomas, causas e tratamento
Hiperidrose: dermatologista explica como tratar
Alergia no bebê: saiba o que fazer
Alergia na pele: sintomas, causas e tratamento