Você tem se alimentado bem?
Não tem jeito! Para ser uma pessoa saudável, você precisa ter uma alimentação saudável. Portanto, é fundamental integrar diversas vitaminas nas refeições para diminuir o risco de ter diversas doenças.
Hoje, nós vamos falar sobre uma doença causada principalmente pela carência de uma das mais importantes vitaminas para o corpo, a vitamina A. Saiba mais sobre as causas, sintomas e tratamento da ceratoconjuntivite:
O que é?
A ceratoconjuntivite, mais conhecida como “olho seco” é uma inflamação que afeta os olhos causada principalmente pela falta de vitamina A.
A doença destrói as glândulas óticas, impedindo a produção normal de lágrimas e provoca a desidratação e atrofia de estruturas importantes do olho como a córnea e a conjuntiva. Em alguns casos, ocorre o aparecimento de manchas brancas ou cinzas (manchas de Bilot) na esclerótica (parte branca dos olhos).
Uma outra possível causa da ceratoconjuntivite é a Síndrome do Sjögren, que é uma doença crônica e autoimune caracterizada pela destruição das glândulas exócrinas (que produzem as lágrimas) pelas células de defesa do organismo.
Sintomas
Os sintomas da ceratoconjuntivite são: coceira, sensibilidade à luz solar, sensação de areia nos olhos, visão dupla, vermelhidão nos olhos, pálpebras inchadas.
Funções da vitamina A
A vitamina A é essencial para o bom desempenho da nossa visão, assim como o crescimento dos tecidos do corpo. Ela também exerce um papel importante no desenvolvimento dos ossos e dentes, além de fortalecer o sistema imunológico.
Quando nosso corpo apresenta baixos níves desta vitamina, podem ocorrer sintoma como a cegueira noturna, dificuldade de cicatrização e danos à pele.
De acordo com a “US Dietary Reference” a ingestão diária recomendada dessa vitamina é de 900 microgramas (3.000 UI) para homens e 700 mcg (2.300 UI) para mulheres. O limite máximo é de 3.000 mcg (10.000 UI).
Diagnóstico ceratoconjuntivite
O diagnóstico é feito principalmente a partir dos sintomas da inflamação e também através de exames para verificar se o paciente apresenta carência da vitamina A.
Tratamento da ceratoconjuntivite
O tratamento da ceratoconjuntivite é feito conforme o fator causador da inflamação. Se ela estiver relacionada à carência de vitamina A, o médico pode indicar um tratamento à base de doses desta vitamina, assim como uma dieta rica em alimentos que contenham vitamina A, como cenoura, pêssego, mamão, abóbora, pimentão vermelho e amarelo, vegetais como brócolis, espinafre e salsa. Além de leite, laticínios e a gema de ovo.
Caso a doença tenha sido gerada ela Síndrome de Sjögren, o tratamento poderá ser feito através de anti-inflamatórios e colírios.
Saiba mais:
Carência de vitamina A: sintomas, causas e tratamento
Conjuntivite: sintomas, causas e tratamento
Conjuntivite alérgica: sintomas, causas e tratamento
Olhos vermelhos e problemas no fígado
Conjuntivite, cuidado redobredo nos meses frios