São grandes os impactos negativos das noites mal (ou não) dormidas na saúde e no desempenho das atividades diárias. Saiba como tratar a insônia de maneira definitiva.
Cerca de 30% da população sofre do distúrbio do sono. As mulheres são a maioria desse grupo. A insônia, conforme a duração, pode ser classificada como aguda ou crônica, mas ambas afetam o rendimento profissional e a qualidade de vida. Daí a necessidade se buscar mais possibilidades e informações sobre como tratar a insônia de maneira mais eficaz.
Para qualquer ser humano conseguir dormir é necessário neutralizar os níveis de ansiedade, que normalmente é feito automaticamente pela memória, quando não se consegue neutralizar a ansiedade durante a noite de sono, temos a insônia.
A insônia aguda tem a duração média de uma semana, é passageira, motivada por problemas isolados como o estresse, sentimento de perdas e fracassos, morte de alguém próximo, preocupações, entre outras. Enquanto que a insônia crônica tem duração de meses, onde as principais causas são: depressão, problemas físicos, psiquiátricos, psicossomáticos, dependência de calmantes e antidepressivos.
Como tratar a insônia ? A insônia também pode ser classificada com relação às condições do sono:
Insônia inicial: quando a pessoa demora mais que 30 minutos para dormir;
Insônia intermediária: aquela que a pessoa acorda várias vezes durante a noite;
Insônia terminal: quando a pessoa normalmente acorda bem mais cedo que de costume.
As conseqüências de sucessivas noites mal dormidas são: fadiga, transtornos de humor, baixa de atenção, concentração e memória, irritabilidade, sonolência excessiva diurna, acidentes de trabalho ou trânsito, cefaléias, tensão, sintomas gastrintestinais, entre outros.
O sono fisiológico é necessário e importante para a saúde física e mental. Além de descansar todo organismo, no sono são processadas todas as informações captadas pelos órgãos dos sentidos durante o dia, tudo é arquivado na memória. O processo da organização desses registros mentais desencadeia os sonhos e pesadelos. É importante salientar que aproximadamente 20% de tudo que nossos órgãos dos sentidos captam (visão, audição, paladar, tato e olfato), durante o estado de vigília, são arquivados no nível consciente e 80% entram na mente de forma subliminar, imperceptíveis do nível consciente.
Como tratar a insônia?
O tratamento convencional da insônia é feito com técnicas de higiene do sono, psicoterapia e, em alguns casos, prescrição de remédios homeopáticos ou alopáticos (com prescrição médica). É importante saber que os medicamentos apenas tratam os sintomas, não chegam às causas, quando o efeito medicamentoso passa, a causa ainda continua na mente.
A psicoterapia mais indicada para tratar insônia, que consegue ir direto à causa, na raiz do problema e bloqueá-la, sem necessidade de investigação, é pela Hipnose Clínica Condicionativa. Durante o tratamento pela hipnoterapia também são criados mecanismos mentais que disparam automaticamente quando se deitar na cama para dormir, além de ajustes do mecanismo do relógio biológico para sentir sono e acordar em determinadas horas, neste tipo de tratamento são empregadas em média 3 sessões de hipnose.
Mais informações acesse www.institutohipnologia.com.br ou envie um e-mail para [email protected]
Dicas para afastar a insônia:
– Importante sentir tranquilidade e calma quando deitar na cama;
– Se condicionar ir para a cama no mesmo horário todas as noites;
– Evite qualquer tipo de discussão antes de ir para a cama;
– Quatro horas antes de dormir, evitar produtos com cafeína e refrigerantes;
– Tomar um banho quente ou fazer escalda-pés;
– Fazer exercícios físicos de cinco a seis horas antes de se deitar, de preferência sob exposição solar;
– Praticar técnicas de relaxamento, meditação e exercícios respiratórios;
– Tirar a TV do quarto. Evite programas que elevem a ansiedade;
– Evitar jogos eletrônicos que acelerem a ansiedade, como os vídeo games;
– Ir para a cama, imediatamente, quando estiver com sono;
– Evite ler, comer ou assistir televisão, deitado na cama;
– Se não conseguir dormir, ir para outro ambiente, silencioso e com pouca luminosidade, até que sinta sono;
– Programar o relógio para despertar todo dia no mesmo horário;
– Evite cochilar durante o dia;
– Liberar totalmente a mente na cama, de todo e qualquer pensamento (pessoas, compromissos), quando não conseguir libertar-se de pensamentos, busque pensar somente em locais preferencialmente calmos e tranquilos (praia, campo, montanha);
– Transfira para um papel todos os compromissos de amanhã, evitando preocupações.
Saiba mais:
Insônia na gravidez: o que fazer?
Conheça alguns remédios naturais para a insônia
Como acabar com a insônia sem precisar contar carneirinhos
Comer para dormir melhor: conheça os melhores alimentos contra insônia
Não consegue dormir à noite? Saiba mais sobre a melatonina no tratamento da insônia