Essa receita vai para aqueles que gostam de unir saúde e sabor. E também pra quem gosta de apresentar uma comida bonita e colorida, daquelas que alegram o olhar e o estômago. O feijão fradinho é também conhecido como feijão de corda ou feijão verde, tudo depende do tempo de maturação para a colheita. O fradinho é bastante utilizado na culinária baiana, no preparo do famoso acarajé. Mas hoje, traremos o fradinho montando uma das saladas mais refrescantes e saudáveis do mundo da culinária. A composição dessa salada é toda propícia para facilitar a digestão e possui ingredientes que combinam demais entre si. Acompanhemos a receita passo a passo.
Ingredientes:
- 250 gramas de feijão fradinho já cozido (não deixe amolecer demais)
- 1 pimentão vermelho picado
- 1 pimentão verde picado
- 2 tomates picados
- 1 cebola picada
- 1 xícara de salsinha picada
- 4 ovos grandes cozidos
- 1/2 xícara de azeitonas pretas para finalizar o prato
- sal a gosto
- azeite e orégano
Como fazer a salada de feijão fradinho:
- Cozinhe o feijão em uma panela comum, usando água, uma risca de azeite e sal, para que fique macio. Cuide para que não cozinhe demais, senão ficará em ponto de desmanchar e dificultará no momento da mistura. Reserve.
- Junte em uma vasilha o pimentão vermelho picado em pedaços bem pequenos. Faça o mesmo com o pimentão verde e junte na vasilha seus pedaços. Pique os tomates, sem tirar sua casca, elimine apenas sua polpa. Pique também a cebola em pedaços bem pequenos.
- Antes de picar os ingredientes citados no passo acima, prepare o molho da salada e deixe reservado, para que seu sabor se intensifique. Portando em uma pequena vasilha de temperos coloque o azeite, o orégano, a cebolinha picada, o sal a gosto, um pouco da cebola picada e deixe descansar.
- Depois que picar e misturar todos os ingredientes, junte o feijão já cozido e frio. Misture bem. Acrescente então o tempero. Misture bem para que alcance todos os ingredientes e então experimente para saber se necessita acertar o sal.
- Rendimento: 8 porções
- Tempo de Preparo: 30 minutos
Dicas:
- Cozinhe o feijão com uma folha de louro, coentro, um pouco de noz moscada em pó e um dente de alho.
- Sirva com arroz feito com brócolis e filé de frango.
- Se deseja mais rapidez no cozimento do feijão, coloque a metade do tempo na panela de pressão.
- Para pessoas de gosto bem diversificado, misture na salada kani picadinho ou atum em lata.
- Essa salada é boa para levar a churrascos ou assados.
- Para a apresentação coloque em um refratário transparente e ao meio uma folha de hortelã lavada.
Convenceu-se de que essa salada é além de deliciosa, muito econômica e fácil de fazer? Você não precisa ser nenhuma mestre-cuca, mas pode ter certeza que levará a fama. O seu preparo e montagem é muito simples e sua apresentação é mesmo muito bonita. Muito melhor para servir no verão, devido o frescor de seus ingredientes. Mas não precisa esperar até lá pra deliciar-se. Junte já os ingredientes, adicione o que mais desejar, chame os amigos e prepare-se para os elogios. Nada mais gostoso que reunir-se ao redor de uma mesa farta com amigos e familiares. Bom apetite!
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Comer bem diariamente: 5 receitas rápidas para fazer em menos de 15 minutos
Hambúrguer de frango caseiro: Receita para matar sua vontade sem sair da dieta
Macarrão light: receita para comer de tudo sem sair da dieta
Receita de Sanduíche Light de Frango e Queijo Cottage
Receita de arroz de carreteiro com carne de sol light
Dietando com prazer: receita de strogonoff light de carne
Receita de pastel de forno recheado de ricota light para um jantar leve