Médicos estimam que 1% da população tenha intolerância ao glúten ou a chamada doença celíaca, que é a lesão do intestino delgado causada por uma reação alérgica grave ao glúten de trigo.
O glúten é uma proteína encontrada no trigo e em produtos derivados dele. Quem apresenta intolerância ao glúten pode sofrer reações do sistema imunológico intestinal por causa da sua ingestão. Ainda assim, é possível driblar essa condição e viver bem, desfrutando de uma alimentação saudável e saborosa.
Em primeiro, consulte um médico para ter certeza do problema. Uma vez descoberta a intolerância a glúten, elimine todos os alimentos que contenham glúten, ficando atento a fontes ocultas em molhos para saladas, temperos, sopas e até cosméticos. Mesmo vitaminas e suplementos podem conter glúten. Sempre verifique rótulos de ingredientes de todos os produtos que for comer ou usar no corpo.
Substitua alimentos, como trigo, cevada, centeio, semolina e espelta por alimentos semelhantes que não contenham glúten, como araruta, farinha de amendoim, quinoa, farinha de arroz e farinha de soja. Ao contrário de uma alergia ao glúten, que pode eventualmente melhorar ao longo do tempo, a intolerância ao glúten é uma condição permanente na maioria dos casos.
Alimentos contra a intolerância ao glúten
Que tal enfrentar a intolerância ao glúten de forma saborosa? Saiba que isso é possível, utilizando alimentos substitutos e preparando receitas saudáveis e apetitosas. Confirma algumas sugestões:
– Batata doce: rica em betacaroteno e antocianinas, ela tem no amido resistente uma forma de auxílio à manutenção da flora intestinal e de controle dos níveis de colesterol e glicose. Na preparação de pães, a batata doce pode ser cozida junto com a mistura entre a farinha de arroz e outro alimento, proporcionando maior leveza ao pão – algo bastante positivo em casos de intolerância do glúten.
– Farinha de arroz: a farinha de arroz substitui à de trigo nas receitas, sem perda de textura. Dê preferência à sua versão de arroz integral, que possui mais nutrientes e menos gorduras totais. Ela pode ser utilizada na preparação de pães, bolos, biscoitos pizzas, tortas doces e salgadas e até em massas. Um segredinho de sucesso: ao preparar um macarrão ou massa de lasanha, utilize na mistura a fécula de batata e o polvilho doce.
– Farinha de trigo sarraceno: também conhecida como mourisco, é rica em ferro, magnésio e rutina, um flavonoide benéfico para a prevenção de problemas cardíacos. A farinha tem o dobro de fibras do que a de trigo simples e pode ser aplicada com eficácia em pães, inclusive misturada em quantidades iguais com a farinha de arroz. Outra opção para seu uso se dá em tortas salgadas.
– Farinha de coco: experimente preparar bolos utilizando-a na mistura com a farinha de arroz, em proporções iguais. Ela é rica em fibras, faz bem ao intestino e reduz o colesterol. Outra forma saborosa de aproveitamento da farinha de coco para as pessoas com intolerância ao glúten se dá na preparação de algumas tortas doces.
– Outros alimentos: quinoaem flocos, biomassa de banana verde, fubá, mandioquinha, fécula de batata e polvilhos – doce e azedo – também podem ser usados com criatividade e sabor no enfrentamento da intolerância ao glúten.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal
Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso
Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso
Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido
Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva
DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso
Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone
Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso
Metade da população de São Paulo está acima do peso
Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?
8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso