Especialidades

Tratamento para aterosclerose: saiba mais sobre os procedimentos médicos e medicamentos

Por Redação Doutíssima 09/05/2014

Caracterizada pela formação de placas de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias do coração e suas ramificações, a aterosclerose é responsável pelo estreitamento e enrijecimento das artérias.

Com isso, o coração recebe uma quantidade menor de oxigênio e nutrientes, tendo suas funções comprometidas. Esta complicação é a causa de diversas doenças cardiovasculares, como o infarto, a morte súbita e o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

A aterosclerose é responsável pelo estreitamento e enrijecimento das artérias. Foto: Shutterstock

A aterosclerose é responsável pelo estreitamento e enrijecimento das artérias. Foto: Shutterstock

Assim que a doença é diagnosticada pelo médico, deve-se iniciar o tratamento para aterosclerose, o qual consiste em retirar as placas de gordura que estão presas nas paredes das artérias e curar as lesões que ficam no local.

O tratamento para aterosclerose com a eliminação destas placas de gordura pode ser feito por meio de cirurgia, cateterismo, angioplastia e colocação de stent. Também está previsto o tratamento para aterosclerose por via medicamentosa, associado a mudanças no estilo de vida. A terapêutica dependerá dos sintomas e da gravidade da aterosclerose. Em alguns casos, a opção indicada é a realização de uma ponte de safena.

Medicação no tratamento para aterosclerose

Como o diabetes, a hipertensão e o colesterol alto elevam o risco de desenvolver a doença, parte do tratamento para aterosclerose deve ser feito por meio de remédios para controlar estes problemas de saúde.

Isto pode se dar pelo uso de inibidores da enzima conversora da angiotensina (para baixar a pressão arterial e proteger coração e rins), aspirina (para prevenir a formação de coágulos nas artérias), betabloqueadores (para reduzir os batimentos cardíacos, baixar a pressão e o consumo de oxigênio pelo coração), diuréticos (para baixar a pressão e tratar a insuficiência cardíaca), estatinas (para reduzir o colesterol) e nitratos (para aliviar a dor no peito e melhorar o fluxo de sangue para o coração).

A fisioterapia também pode ser indicada no tratamento para aterosclerose, pois, por meio dos exercícios fisioterápicos, é possível diminuir as placas de ateroma nos vasos sanguíneos do indivíduo, de forma gradativa – o que, por sua vez, diminui o risco de doenças cardíacas.

Estilo de vida

Introduzir, no seu dia a dia, uma alimentação saudável, rica em fibras e vitaminas, evitando o consumo de alimentos gordurosos, é considerada como uma forma natural de tratamento para aterosclerose, além de ser muito eficiente.

Aliar a alimentação com a prática de alguma atividade física regular potencializa a prevenção da doença. Hábitos de vida saudável diminuem o risco da gravidade das placas de ateroma que já estão formadas, sendo que os exercícios físicos ajudam a reduzir a quantidade de gordura no organismo.

Assim, a precaução é o melhor remédio para a aterosclerose. Elimine o cigarro de sua vida, caso fume, pois este vício, aliado aos demais fatores de risco, possibilita o aparecimento da doença.

A formação dessas placas de gordura pode ter origem ainda na infância, principalmente em indivíduos que apresentam predisposição genética. Com o passar do tempo, a doença vai progredindo até chegar a um estado em que necessite de intervenção médica.

Qualquer pessoa pode desenvolver a patologia. No entanto, os mais atingidos são aqueles com predisposição genética, histórico familiar e que sofram de pressão alta, diabete, obesidade ou fumam.

 

 Clique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Falta de potássio causa infarto? Tire as suas dúvidas agora e comece a cuidar mais da sua saúde

Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Obesidade no Brasil: quase 70% dos brasileiros está em situação de sobrepeso

Como agir em caso de derrame (AVC)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Entenda o que são as doenças cardiovasculares e quais são os grupos de risco

Entenda como o pré-operatório de cirurgia cardíaca é importante para o sucesso da operação

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

3 Remédios caseiros para tontura

Alerta: Nem toda tontura é labirintite!

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas

Atenção aos pequenos indícios! Conheça os sintomas de doença do coração que o corpo nos indica

Entenda em quais casos de tratamento é indicada a cirurgia de sopro no coração

As dúvidas sobre as principais doenças do coração: arritmia cardíaca pode matar?