Clínica Geral

Dúvida do leitor: como funcionam os feromônios?

Por Redação Doutíssima 18/05/2014

Existem diversos mitos envolvendo os feromônios. Quem nunca ouviu falar nos perfumes sensuais que contêm essa substância e prometem enlouquecer homens e mulheres?! Mas será que isso funciona de verdade? Saiba tudo à seguir.

feromônio

 

O que são os feromônios?

 

O debate sobre os feromônios não é novo, principalmente no meio científico. Os feromônios são um composto químico eliminado pelo corpo de animais que afetam o comportamento de outros animais. Muitos pesquisadores acreditam que o ser humano também possui essa substância no corpo, capaz de fazê-lo comunicar-se com outras pessoas através do olfato. Eles podem ser excretados de diversas maneiras: existem os feromônios que alertam um perigo, outros que indicam a comida e o mais conhecido, os feromônios que ajudam os animais a atrair um parceiro sexual. Nos seres humanos, essas substâncias seriam eliminadas através do suor, tornando algumas partes no corpo mais sensíveis para perceber os feromônios, como atrás das orelhas, peito e axilas.

 

Como eles funcionam?

 

feromôniosEm humanos e animais, o modo de funcionamento dos feromônios é diferente. Os  mais poderosos sobre o ser humano é o feromônio sexual, responsáveis por atrair membros do sexo oposto. Esses feromônios não tem cheiro, mas aguçam os sentidos do corpo como o olfato, e por isso são muito usados em fórmulas de perfumes, o que acaba estimulando igualmente a memória afetiva. O sistema olfativo capta o feromônio pelo nariz e transmite os sinais químicos produzidos por ele para o cérebro. A pessoa atraída se sente mais relaxada, feliz e estimulada sexualmente. Contudo, é preciso ressaltar que os feromônios reais de seres humanos não são facilmente obtidos. Poucas pessoas liberam feromônios subitamente. No entanto, muitas empresas conseguiram produzir com sucesso feromônios sintéticos para uso tanto feminino quanto masculino, são os mais comumente presentes nos famosos perfumes sensuais. Estudos comprovam que os feromônios sintéticos humanos também são bastante eficazes no processo de atrair membros do sexo oposto!

Se você quiser atrair ou seduzir alguém, já sabe que pode investir nos perfumes que contêm feromônios na composição. Essa substância química também explica porque muitas vezes você se sente atraído por uma pessoa sem nem ao menos entender o porque já que ela não faria o seu tipo. Muita gente que também é julgada super conquistadora, pode ser aquela moça que tem todos os homens à seus pés, agora você já sabe: é bem provável que sejam os feromônios que dão uma mãozinha nesse processo de sedução!

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Hormônio do amor: conheça os efeitos positivos e negativos do hormônio oxitocina

Cientistas explicam como as mulheres atraentes enlouquecem um homem

Cansado de tantos relacionamentos vazios? Veja dicas para encontrar o par ideal

Poder de sedução: 7 Métodos e conselhos para excitar um homem com beijo

Sexólogo explica como alcançar o orgasmo seduzindo

Como homens e mulheres utilizam a linguagem corporal na hora da paquera

Sintomas do climatério: como tratar sem hormônios