Pessoas com a pele muito seca sempre precisam ter um cuidado especial com a hidratação. Isso porque, além da escamação, uma pele muito seca pode ocasionar coceira, e isso não é nada agradável.
Cuidados com a pele muito seca
O primeiro passo para amenizar o problema é a escolha de um bom creme hidratante para a pele muito seca. Fórmulas com lanolina e ureia podem ser ótimas para combater o ressecamento da pele.
Apenas colocar a hidratação tópica não garante uma pele hidratada. Outros cuidados são importantes para manter a saúde da pele e também evitar a pele muito seca.
Mudando alguns hábitos e incluindo alguns cuidados extras na rotina de beleza é possível amenizar o problema da pele muito seca. Experimente estas dicas para combater a pele muito seca:
1. Se possui pele muito seca, evite banho quente
O banho quente pode ser um grande inimigo para quem tem a pele muito seca. O problema é que a água quente durante o banho tira as barreiras de óleos naturais da pele e, para quem tem a pele muito seca, esta barreira para ajuda a manter a umidade, o que deixa a pele com um aspecto hidratado. Assim, é necessário reduzir a temperatura da água e não ficar muito tempo no banho.
Especialistas em cuidados com a pele recomendam que o banho deve durar de cinco a 10 minutos. Outro cuidado é escolher uma toalha macia para secar o corpo. O creme hidratante deve ser aplicado depois do banho, onde os poros ainda estão abertos.
2. Cuidado extra ao depilar a pele muito seca
A depilação pode piorar ainda mais a situação de quem tem a pele muito seca. Isso porque a depilação feita com lâmina, por exemplo, retira a barreira da oleosidade natural da pele.
Por isso, deixe para fazer a sua depilação na hora do banho, onde os pelos estão mais macios e os poros estão abertos. Assim, os pelos sairão mais facilmente, fazendo com que a pele muito seca não seja tão agredida. Sempre use um creme ou gel e procure raspar na direção do crescimento dos pelos.
3. Tenha uma rotina com a sua pele muito seca
A pele muito seca precisa de cuidados diários. Por isso, não adianta passar o hidratante ou tomar banho morno durante um dia e querer que a pele fique hidratada por uma semana.
Incluir uma rotina de cuidados e hidratação é fundamental para a saúde da pele muito seca. Por isso, quando acordar, lave o rosto com um sabonete neutro e aplique o creme hidratante e, logo após, o protetor solar. Na hora de dormir, repita o processo, mas sem a aplicação do protetor solar. Hidrate suas mãos cada vez que lavá-las.
4. Tenha uma alimentação saudável
A mudança sempre vem de dentro para fora, não é mesmo? Por isso, incluir uma dieta balanceada e nutritiva pode auxiliar na hidratação da pele muito seca. Alimentos ricos em ômega-3 ajudam a fortalecer a retenção da umidade natural da pele. Por isso, inclua em seu cardápio muitos peixes, linhaça, nozes e óleo de cártamo.
Além disso, beber água é muito importante para a pele, seja qual for o seu tipo. A pele muito seca precisa ainda mais, então, beba pelo menos dois litros de água diariamente.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Conheça e pratique 5 segredos para uma pele sempre jovem
Base com protetor solar e protetor com cor de base: qual a diferença?
Conheça 5 dicas para tratar naturalmente as queimaduras de sol
Saiba como rejuvenescer dia após dia: desenvolva uma rotina de cuidados!
Sol e vitamina D: aliados naturais da sua saúde
Como fazer limpeza de rosto caseira
Como fazer uma limpeza de pele bem fácil
10 truques para manter a pele bonita e saudável
Confira 7 dicas para aprender como melhorar a pele
Veja como saber o seu tipo de pele e como se proteger de doenças