Especialidades

Veja opções para curar um nariz entupido de forma rápida

Por Redação Doutíssima 12/07/2014

A congestão nasal, também conhecida como nariz entupido, ocorre devido ao inchaço dos tecidos que revestem o nariz. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, este inchaço não tem como causa o excesso de muco, mas ocorre devido à inflamação dos vasos sanguíneos.

Causas do nariz entupido

Geralmente, o nariz entupido é causado por um vírus ou bactéria. As suas origens podem incluir resfriados, infecção nos seios da face ou mesmo uma gripe. Porém, a causa pode ser mais grave, como um quadro de febre do feno ou outras alergias, uso de medicamentos nasais, pólipos nasais ou rinite alérgica.

nariz-entupido

Se a pessoa está com o nariz entupido, o primeiro passo é usar um medicamento. Foto: Shutterstock

É comum o nariz entupido voltar ao normal em, no máximo, uma semana. No entanto, a congestão nasal pode interferir nos ouvidos, na audição e no desenvolvimento da fala. Já a chamada congestão significativa pode interferir até mesmo no sono.

Nariz entupido em bebês e crianças pequenas

Quando a criança é pequena demais para assoar o nariz, é preciso utilizar algumas técnicas para ajuda-la. Deite a criança, pingue duas ou três gotas de soro em cada narina e espere por uns 30 segundos.

Depois, vire a criança de bruços para o muco drenar. Utilize um lenço ou cotonete para limpar a secreção do nariz entupido. O soro é encontrado na farmácia ou pode ser fabricado em casa. Misture uma colher (chá) de sal em meio copo de água morna.

Outro método utilizado para casos de nariz entupido em crianças pequenas é o aspirador nasal ou sugador. Remova o ar do aspirador e, depois, coloque suavemente a ponta dentro do nariz. Deixe o ar voltar para o sugador, retirando o muco do nariz com ele. Jogue o muco em um lenço.

Levantar a cabeceira da cama de seu filho também pode ajudar a desentupir o nariz. Além disso, estimule a criança a tomar bastante líquido, pois isso irá soltar a secreção. Antes de ela tomar banho, ligue o chuveiro em temperatura quente para encher o banheiro de vapor. Tenha atenção: sprays nasais e remédios para tosse e resfriado não são recomendados para crianças de menos de dois anos.

Nariz entupido em crianças maiores e adultos

Se a pessoa está com o nariz entupido, o primeiro passo é usar um medicamento. Porém, vale ressaltar que os remédios não são a única forma de aliviar um nariz entupido. Às vezes, soluções mais brandas se revelam melhores.

Tente usar soros e medicamentos mais suaves, aumente a umidade do ar com um vaporizador ou umidificador e beba muito líquido durante o dia. Uma xícara de chá quente também pode ajudar.

Geralmente, o nariz fica entupido quando estamos deitados. Tende dormir em uma posição ereta, porém, com a cabeça elevada. Hoje, existem fitas adesivas que podem ser colocadas em cima do nariz, ajudando a alargar as narinas e facilitando a respiração. Você pode encontra-las em farmácias ou lojas especializadas.

Se você desconfiar que seu nariz entupido ou o do seu filho é consequência de algo mais grave, procure um médico. Busque ajuda quando, junto com o nariz entupido, apresentar sintomas como inchaço na testa, olhos, lateral do nariz ou bochecha, visão embaçada, tosse e muco amarelo.

Em alguns casos, quando a pessoa fica com o nariz entupido com muita frequência, é necessário realizar um procedimento cirúrgico para corrigir a chamada obstrução nasal crônica:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Crise de asma: saiba como agir rapidamente e reverter a situação

Será que estou com rinofaringite? Tire suas dúvidas sobre os sintomas, diagnóstico, causas e tratamentos

Entenda como a fisioterapia pode diminuir os problemas com a bronquite crônica

Remédios naturais: Conheça bons remédios caseiros para bronquite asmática e bronquite

Expectorante: conheça os benefícios e os riscos da Guaifenesina

Como evitar as crises de asma

Uma dieta rica em fibras reduziria o risco de asma

Bronquite aguda e crônica: cuidados neste inverno!

Sorrir faz bem ao coração, sistema respiratório e imunológico