Quem algum dia usou alho na cozinha, conhece o incômodo cheiro que o tempero deixa nas mãos. Há, no entanto, um segredo fácil para eliminá-lo: coloque a mesma faca que usou para cortar o alho debaixo de um fio de água da torneira e lave as mãos com a mesma água que cai da lâmina da faca. Em poucos instantes, você perceberá que o odor desapareceu.
Essa é uma dica caseira das mais populares que uso para explicar o que é homeopatia e o seu princípio fundamental, a cura pelos semelhantes – ou seja, esse sistema medicinal é fundamentado no tratamento de doenças através de uma substância que promova transtornos idênticos ao que se quer curar.
O que é homeopatia na prática
Frente a um doente com diarreia, o médico homeopata irá prescrever uma substância, previamente estudada, que também provoque com seus efeitos a diarreia. Já a alopatia (como é chamada a medicina convencional, que utiliza medicamentos químicos) trataria essa mesma moléstica com um remédio que causasse a constipação.
A homeopatia é uma medicina que pode trazer alívio e cura para muitas doenças da humanidade, inclusive aquelas em que a alopatia tem um efeito apenas paliativo e usa, geralmente, medicamentos que podem causar efeitos colaterais, como amigdalites repetitivas, asma e bronquite, enxaquecas, transtornos de menopausa, rinites e doenças alérgicas.
Mas, apesar de todos esses benefícios, a homeopatia não movimenta bilhões na indústria farmacêutica e, talvez por isso, ela não receba destaque nos jornais e televisão, nem nos congressos de medicina ou centros de pesquisa (que são patrocinados pelos grandes laboratórios farmacêuticos).
Por isso, a maior parte da população não conhece o que é homeopatia ou acha que ela serve apenas para doenças insignificantes.
Dúvidas comuns sobre homeopatia
– Muitos a confundem com o uso de chás ou ervas, mas a homeopatia não tem nada a ver com fitoterapia. Ela utiliza medicamentos ultradiluídos, provenientes dos reinos mineral, vegetal e animal.
– Dizer que é um tratamento lento e demorado é outro engano comum sobre o que é a homeopatia. Na verdade, nas doenças agudas, a homeopatia costuma ter um efeito mais rápido do que com os antibióticos. Nas moléstias crônicas, ela será curativa na mesma proporção que o doente levou para desenvolver a doença, mas desde o início dos cuidados já se percebe uma melhora.
– “A homeopatia só funciona quando se acredita nela”: crianças, recém-nascidos ou qualquer outro, que nem sabem o que é homeopatia, melhoram com o tratamento. Por mais cético que alguém seja a essa ciência, se estiver sob cuidados homeopáticos, deve ter uma melhora.
Aliás, grande parte dos pacientes buscam a homeopatia porque já tentaram de tudo dentro da alopatia, sem melhora, e chegam totalmente desacreditados no consultório, geralmente, trazidos por um parente ou conhecido, duvidando que não serão essas bolinhas minúsculas da homeopáticas que lhes trarão a saúde de volta E que surpresa muitos deles têm durante o tratamento!
A homeopatia não tem a pretensão ou ilusão de prometer a cura de todas as doenças. Mas com certeza ela pode ser de grande ajuda, tanto nos cuidados exclusivamente homeopáticos, como também auxiliando nos tratamentos alopáticos.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!
Saiba mais:
O que é homeopatia e para que ela serve?
Tratamento com acupuntura pode ser alternativa menos invasiva contra a hérnia de disco
Remédios caseiros e medicina alternativa: conheça o poder das plantas que curam
Acupuntura é um ramo tradicional da medicina chinesa
Acupuntura na gravidez pode ser uma boa experiência
Benefícios da acupuntura: você dá a devida importância à sua respiração na sua rotina
Problemas com cistos ovarianos? Entenda como a acupuntura pode te ajudar!